Por avgsju
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#54973
O filme da Disney "divertidamente" mostra uma Utopia onde a personagem principal vive apenas com cinco sentimentos e raramente fica triste. Essa sinopse foge da realidade, porque a complexidade do ser humano é muito maior, pois para ser humano é preciso sentir. Dessa forma, reforçar essa ideia de perfeição gera um tabu sobre o assunto e consequentemente faz com que as pessoas camuflem seus sentimentos na tentativa de não parecerem fracos.
Sob o viés do filósofo Hipócrates, para ser saudável também é necessário cuidar da saúde mental. Logo, quando a sociedade não se educa sobre, permanece com a mente arcaica e disseminando preconceito, o tabu é continuado e a saúde mental dos indivíduos é prejudicada. Pois, sem os debates os julgamentos continuam e se torna mais difícil entender que todos tem falhas e passam por obstáculos ao longo da sua vida.
Ademais, o livro "Sociedade do espetáculo" conta a história de pessoas que passam toda sua existência escondendo suas fraquezas e fazendo o melhor show para os outros. Infelizmente, tal situação também orre fora das páginas, onde os indivíduos passam tempo demais olhando ao redor e muitas vezes não se abrindo emocionalmente, pois há chances de sofrerem preconceito ou exclusão social.
Portanto, para resolver o estigma associado a saúde mental, são necessárias medidas realizadas pelo Ministério da Saúde disponibilizando debates online através do SUS, com o objetivo de que haja uma desconstrução sobre o assunto, em conjunto com o Ministério da Educação que deverá disponibilizar ao menos um psicólogo nas escolas públicas, para que as crianças tenham desde pequenas o amparo necessário, esperam-se que com essas medidas uma sociedade saudável mentalmente e livre de preconceitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Felipe082
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#55391
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @avgsju

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

O filme da Disney "divertidamente Divertida Mente" mostra uma Utopia onde utopia em que (1) a personagem principal vive apenas com cinco sentimentos e raramente fica triste (2). Essa sinopse foge da realidade, porque a complexidade do ser humano é muito maior, pois (3) para ser humano é preciso sentir (4). Dessa forma (5), reforçar essa ideia de perfeição gera um tabu sobre o assunto e consequentemente faz com que as pessoas camuflem seus sentimentos na tentativa de não parecerem fracos. (6)
Sob o viés do filósofo grego Hipócrates, para ser saudável também é necessário cuidar da saúde mental (7). Logo, quando a sociedade não se educa sobre (8), permanece com a mente arcaica e disseminando preconceito (9), o tabu é continuado e a saúde mental dos indivíduos é prejudicada. Pois, pois (10), sem os debates, os julgamentos continuam e se torna torna-se mais difícil entender que todos tem falhas e passam por obstáculos ao longo da sua vida. (11)
Ademais, o livro "Sociedade do espetáculo", de Guy Debord, conta a história de pessoas que passam toda sua existência escondendo suas fraquezas e fazendo o melhor show para os outros (12). Infelizmente, tal situação também ocorre fora das páginas, onde os indivíduos passam tempo demais olhando ao redor e muitas vezes não se abrindo abrem emocionalmente, pois (13) há chances de sofrerem preconceito ou exclusão social. (14)
Portanto, para resolver o estigma associado a saúde mental, são necessárias medidas realizadas pelo Ministério da Saúde (agente), disponibilizando que deve promover debates online (ação) através (15) do Sistema Único de Saúde (SUS) (meio - anulado) (16), com o objetivo de que haja uma desconstrução sobre o assunto (finalidade), em conjunto com o. Além disso, o Ministério da Educação (agente) que deverá deve disponibilizar ao menos um psicólogo nas escolas públicas em cada escola pública (ação), para que as crianças tenham desde pequenas o amparo necessário (finalidade) (17), esperam-se. Espera-se que com essas medidas uma sociedade saudável mentalmente e livre de preconceitos (18).

Observações:
(1) "onde" é só para lugares físicos.
A situação onde me encontro é complicada => ERRADO
A situação em que me encontro é complicada => CERTO
A situação na qual me encontro é complicada => CERTO
A cidade onde vivo é grande => CERTO
A cidade em que vivo é grande => CERTO
A cidade na qual vivo é grande => CERTO
(2) Muito pelo contrário! Depois de se mudar, ela entra em depressão!
(3) Evite utilizar dois conectivos de mesmo valor - como os explicativos "porque" e "pois" - de forma tão próxima.
(4) O filme é justamente sobre a complexidade dos sentimentos da protagonista. De fato, há algumas simplificações, mas a animação não é tão simplista quanto você sugere.
(5) Você não está tirando uma conclusão com base no que foi dito antes.
(6) Sua introdução foi fortemente prejudicada pelas incoerências relacionadas ao repertório. Além disso, faltou antecipar os seus argumentos.
(7) Repertório pouco produtivo.
(8) Sobre o quê? Nesse caso, o complemento não pode ficar subentendido.
(9) Cuidado com o paralelismo.
(10) Frase fragmentada.
(11) É preciso comprovar os seus argumentos e estrutura melhor seu raciocínio. Sugiro esta estrutura: tópico-frasal (apresentação da ideia-núcleo), comprovação (embasamento da ideia-núcleo), aprofundamento (desenvolvimento mais aprofundado do argumento) e fechamento (conclusão do raciocínio).
(12) Salvo engano da minha parte, o conteúdo do livro não é exatamente esse. Não é uma história ficcional. Trata-se de uma obra de não ficção.
(13) Evite repetir conectivos.
(14) Novamente, faltaram embasamento e organização à sua argumentação.
(15) "através" não tem exatamente esse sentido. Prefira "por meio de", "por intermédio de", "mediante" ou "a partir de".
(16) Como assim "através do SUS"?
(17) Faltaram o meio e o detalhamento a ambas as propostas.
(18) De preferência, retome um repertório aqui.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: há alguns desvios gramaticais e algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 160
Justificativa: há um repertório legitimado e pertinente, embora não produtivo, no D1.
C3 - 120
Justificativa: há alguns problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 120
Justificativa: articulação mediana, com algumas repetições.
C5 - 120
Justificativa: propostas com três dos cinco elementos necessários.

Total - 640
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
através x por meio de: shorturl.at/kqJRU

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55393
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Competência 3
Coerência: coerencia-c3-t15126.html
Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 29158.html
Exercícios sobre habilidades argumentativas (opcional): exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html

Competência 4
Exercícios sobre mecanismos coesivos - Frases de filmes, séries e animações (opcional): exercicio-sobre-mecanismos-coesivos-c4- ... 15267.html
Mecanismos coesivos (opcional): mecanismos-coesivos-c4-t15139.html
Pronomes relativos (opcional): pronomes-relativos-c4-t15056.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Competências 2 e 3
Elaboração da contextualização e da tese (opcional): elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html

Bons estudos! ;)
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