Em primeiro plano nota-se uma incompreensão por parte da sociedade quando entra em discussão assuntos como depressão, ansiedade ou bipolaridade, uma vez que essas doenças são desconhecidas por muitos. Oque surge como efeito a negligência de países subdesenvolvidos como o Brasil, que sofrem perante a priorização do desenvolvimento econômico ao invés da saúde mental. Segundo o IBGE 86% das empresas que aderem a tal negligência, sofrem com taxas de funcionários cada vez mais desmotivados e com casos de ansiedade e até mesmo depressão.
Em decorrência ao desconhecido ou intolerância dada a tal percentual, surgem os preconceitos que associam transtornos mentais a loucura ou a “frescura”. Tais ações têm grande ocorrência na própria casa. Em uma geração onde se dita o perfeccionismo e a felicidade a todo custo, pais quando se deparam com seus filhos como possíveis pacientes psicológicos, tendem a se sentir culpados como se houvesse algo errado. Dificultando assim o acesso a profissionais especializados e um possível diagnóstico.
É evidente, portanto que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas públicas que visem a construção de um mundo melhor. Com isso o Ministério da saúde deve organizar propagandas de conscientização promovendo uma maior taxa de conhecimento da população sobre o assunto. Como já dito por Paulo Freire que a educação muda o mundo, logo o Ministério da Educação deve instituir nas escolas, palestras educativas ministradas por psicólogos que vissem combater os estigmas as doenças mentais, de modo a terminar com determinados tabus, para que não vivemos mais noites sombrias como a de Van Gogh.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada