Página 1 de 1

O estigma associado às doenças mentais na socidade brasileira

Enviado: 11 Jul 2021 19:26
por Geisla
A temática acerca do estigma associado às doenças mentais na socidade brasileira tem sido discutida em diversas esferas sociais, dada a sua importância. Contudo, não há dúvidas que a pandemia gerada por consequência do Covid-19 contribuiu para a causa dessas doenças.
Segundo pesquisa realizada pelo site BBC News" Brasil, 53% dos brasileiros relataram que tiveram uma piora seu bem-estar no último ano. Sendo que 41% alegaram sintomas como ansiedade, insônia e depressão em detrimento da pandemia. Desse modo, houve um aumento na procura de ajuda nas unidades de atendimento, o que ocasionou a necessidade de investimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entretanto, a percepção do mercado de trabalho ainda age com preconceito diante das síndromes que afetam a parte psicólogo. Por muitas vezes optam pelo demissão do colaborador, fazendo com que fique estigmatizado. Mesmo com a pandemia boa parte dos empresas não realizaram investimentos em saúde mental.
Portanto, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, em virtude do aumento dos sintomas relacionados as doenças psicológicas.