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#55519
[Introdução] Na Grécia Ateniense, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos, desse modo, o conceito de povo era muito restritivo. De maneira análoga, notamos que o preconceito está presente na personalidade humana à décadas. Assim, percebe-se que essa indiferença aumenta cada vez mais e tornou-se percursora a desenvolver vários conflitos na saúde mental humana e atualmente desencadeando inseguranças e simultaneamente doenças psíquicas.
[D1] Por volta dos anos 90 e 2000, grupos musicais como Legião Urbana, apresentavam em suas canções letras que enfatizavam casos de suicídio associados a depressão, como em “Pais e filhos”. Assim percebemos como os transtornos mentais acompanham as gerações até o presente ano.
[D2] Hoje em dia, os jovens e adultos estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, as redes sociais criam um ambiente perfeito onde aqueles que a acessam, adoecem, pois validam uma realidade distorcida e fora dela as doenças psíquicas se fazem presentes diariamente, dessa maneira, a internet promove uma manipulação eficiente ao indivíduo.
Atualmente, é possível que parte das pessoas carregue marcas deixadas por desgastes emocionais e mesmo não tendo a importância necessária, vivem diariamente conflitos e transtornos que acabam se agravando, logo, passa a existir as dificuldades, falta de controle e então a presença de transtornos psicológicos, como a depressão e ansiedade.
[Conclusão] Contudo, o número de pessoas com transtornos mentais ainda cresce, logo, o Ministério da Saúde poderia criar métodos de pesquisas para descobrir a cidades com maiores índices de doenças psíquicas e designar mais médicos e psiquiatras, junto a isso, o Ministério da Educação incentivaria alunos recém formados no ensino superior a promover, dentro das universidades, ações que ajudem indivíduos com transtornos. E para incentivar o desuso e afastamento das redes sociais, os psicólogos teriam a oportunidade de desenvolver uma saúde mental saudável a quem necessita, ademais, o apoio das famílias é indispensável, pois a presença, atenção e conversas, são fatores positivos para um possível declive nas estatísticas de indivíduos que carregam o desgaste mental e psicológico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#55985
Oi, @pedrowlves, tudo bem? Notei que você acessou a plataforma pela última vez no dia 3 de março, há 8 dias. Por isso, para fazer a correção, preciso ter certeza de que você vai ver. Você pode me dar uma confirmação, por favor?
#55992
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @pedrowlves

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

Na Grécia Ateniense ateniense, o conceito de povo abrange abrangia tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos e, desse modo, o conceito de povo (1) era muito restritivo. De maneira análoga, notamos (2) que o preconceito está presente na personalidade humana à décadas. Assim (3), percebe-se que essa indiferença aumenta cada vez mais e tornou-se percursora a desenvolver ocasiona vários conflitos na saúde mental humana, e atualmente desencadeando além de desencadear inseguranças e simultaneamente doenças psíquicas (4).
Por volta dos anos 1990 e 2000, grupos musicais como Legião Urbana, apresentavam em suas canções escreviam letras que enfatizavam casos de suicídio associados a à depressão, como em “Pais e filhos”. Assim (5) percebemos como os transtornos mentais acompanham as gerações até o presente ano os últimos anos.
(6)
Hoje em dia, os jovens e os adultos estão imersos numa em uma (7) sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, as redes sociais criam um ambiente perfeito onde aqueles que a acessam, adoecem, pois validam uma realidade distorcida e fora dela as doenças psíquicas se fazem fazem-se presentes diariamente, dessa maneira. Dessa maneira, a internet promove uma manipulação eficiente ao indivíduo. (8)
(9) Atualmente, é possível que parte das pessoas carregue marcas deixadas por desgastes emocionais e mesmo não tendo a importância necessária, vivem diariamente conflitos e transtornos que acabam se agravando, logo. Logo, passam a existir as dificuldades, a falta de controle e então a presença de transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade. (10)
Contudo (11), o número de pessoas com transtornos mentais ainda cresce, logo, o Ministério da Saúde (agente) poderia (12) deve criar métodos de pesquisas para descobrir as cidades com maiores índices de doenças psíquicas e designar mais médicos e psiquiatras (ação), junto a isso. Junto a isso, o Ministério da Educação (agente) incentivaria deve incentivar alunos recém formados recém-formados no ensino superior a promover, dentro das universidades, ações que ajudem indivíduos com transtornos (ação). E Além disso, para incentivar o desuso e o afastamento das redes sociais (finalidade - anulada) (13), os psicólogos (agente) teriam a oportunidade de devem desenvolver uma a saúde mental saudável a de quem necessita (ação - anulada) (14), ademais, o. O apoio das famílias também é indispensável, pois a presença, a atenção e conversas o diálogo, são fatores positivos para um possível declive nas estatísticas de indivíduos que carregam o com desgaste mental e psicológico (15). (16)

Observações:
(1) Nesse caso, não é necessário repetir o sujeito. Omiti-lo melhora a coesão.
(2) O ENEM não proíbe, mas recomendo que você evite a primeira pessoa do plural.
(3) Você não está tirando uma conclusão com base no que foi dito antes.
(4) Seja um pouco menos prolixo e atente-se.
(5) Evite repetir conectivos.
(6) Sugiro esta estrutura para os parágrafos de desenvolvimento: tópico-frasal (apresentação da ideia-núcleo), comprovação (embasamento da ideia-núcleo), aprofundamento (desenvolvimento mais aprofundado do argumento) e fechamento (conclusão do raciocínio).
(7) Evite coloquialidades.
(8) Os argumentos desse parágrafo poderiam ser melhor explicados.
(9) Se o parágrafo é o mesmo, não pule uma linha!
(10) Procure desenvolver seu raciocínio de forma mais clara.
(11) O conectivo "contudo" é adversativo, como "porém", e não conclusivo, como "portanto".
(12) Nunca use estruturas condicionais na proposta de intervenção!
(13) O problema não são as redes sociais, mas sim seu uso excessivo e irresponsável!
(14) O que seria "desenvolver a saúde mental"? Vago!
(15) Apesar de você ter feito várias propostas, as duas mais completas têm só dois elementos válidos. O que você pode aprender com isso? Quantidade não é qualidade. Faça uma proposta - ou duas, no máximo - com ação, agente, meio, finalidade e detalhamento. Seja claro, coerente e específico.
(16) De preferência, escreva um fechamento, retomando um repertório.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: há alguns desvios gramaticais e algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 160
Justificativa: na minha opinião, nenhum repertório é realmente produtivo.
C3 - 120
Justificativa: há alguns problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 120
Justificativa: articulação mediana, com algumas inadequações.
C5 - 80
Justificativa: propostas mais completas com dois dos cinco elementos necessários.

Total - 600
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#55998
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Competência 2
Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html
Tipo dissertativo-argumentativo: tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

Competência 3
Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Exercícios sobre habilidades argumentativas (opcional): exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html

Competência 4
Exercícios sobre mecanismos coesivos - Frases de filmes, séries e animações (opcional): exercicio-sobre-mecanismos-coesivos-c4- ... 15267.html
Mecanismos coesivos (opcional): mecanismos-coesivos-c4-t15139.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Competências 2 e 3
Elaboração da contextualização e da tese: elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html

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