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Por wallacek0
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Em sua obra “Ensaio sobre a cegueira”, o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão perdendo a visão. No trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, onde os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. A traspor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade no país, uma vez que estigmas ao HIV representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto deve-se analisar como negligência estatal e a falta de um pensamento coletivo, que impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.

Mediante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante dos preconceitos associados as doenças sexuais no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto “As cidadanias mutiladas”, a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade estatal que falha ao não desenvolver campanhas com o intuito de promover informações em relação ao vírus HIV acaba distanciando os indivíduos dos direitos constitucionalmente garantidos, a medida que, ao ter HIV, os indivíduos são descriminados, é sofrem preconceitos diante a sociedade. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuaram a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais, que a falta do pensamento coletivo potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo um estudo realizado pela UNAIDS. Estima-se que 65% das pessoas entrevistadas já sofreram descriminação ou algum tipo de estigma por serem portadores de HIV. Diante de tal exposto, notasse que a falta de conhecimento contribui para tal entrave, sendo que, a população criar diversos estigmas baseando-se no conhecimento popular. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais afetivas, fragilizando a cidadania plena do país. Dessa forma, é imprescindível combater a ausência do pensamento coletivo, visto que é uma das causas do problema.

Portando, mediante ao exposto, denota-se a importância de propostas governamentais que alterem esse quadro. Logo, cabe ao estado — em sua função de promover o bem-estar social — a criação do programa “Informação Saudável”, mediante a propagandas em emissoras de televisão, é palestras em comunidades, é escolas. Tal ação tera a finalidade de informar a população sobre o que é o HIV, é mostrar as medidas para se evitar contaminações do vírus, visando eliminar os estigmas associados ao assunto. Assim, a luz da perspectiva de saramago, poderemos mitigar a cegueira moral em que permeia essa questão.



@sammmmm
@Caiunao
@OlrenBeat
@Fernando202
@corretor
@Delbis1502
@PedroAlex
@LuizGustavo7
@Magh
@Darcarys
@Kankan
@ingridnob44
@Anne24
@Gig
@Higorvaz
vocês podem analisar pfvr, desde já, agradeço 🥺
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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