Nesse contexto, é importante destacar o enorme preconceito que a sociedade apresenta quando se fala de um indivíduo infectado com HIV, pois nos anos 80 acreditava-se que era uma doença homossexual, já que a maioria das pessoas que contraíram, eram gays, então todo o preconceito foi criado a partir dessa teoria. Porém anos depois essa ideia foi desmentida, e a na verdade a contração é pela falta do uso de preservativos na relação sexual, já que o vírus é transmitido pelo contato de mucosas. Mas até hoje, muitas pessoas de forma errada e retrógrada, ainda mantém esse pensamento e essa visão estigmatizada dos que portam o HIV.
Além disso, anos atrás o HIV era um paradigma a ser descoberto , atualmente os estudos mais avançados da doença possibilitaram um melhor entendimento, e até uma diminuição do preconceito atribuído ao vírus. Mas é preciso ainda mais avanços para maior conscientização da população de como se proteger de forma eficaz, e de como praticar o sexo seguro.
Portanto, cabe ao Ministério da saúde promover campanhas de conscientização, por meio das suas redes sociais, para atingir o maior público possível , a fim de informar a população brasileira sobre a importância de se cuidar, e desmistificar os preconceitos atribuídos a essa doença, pois quanto mais pessoas cientes dos perigosos ,menor é a disseminação do HIV.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.