Avatar do usuário
Por Myllene02
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121198
No início dos anos 80, foi resgistrado, em São Paulo, o primeiro diagnóstico de HIV - vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adiquirida) - no Brasil, causando pânico nacional devido à sua letalidade e por não possuir tratamento até então. No entanto, mesmo com todo o avanço da medicina, ao longo dos anos, no que tange ao desenvolvimento de remédios para pessoas soropositivas, o vírus ainda sofre estigmas, seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação com a classe portadora por parcela do corpo social brasileiro. Logo, é de suma importância que providências sejam tomadas para que essa problemática seja resolvida.

Primáriamente, a cerca da lógica referente ao Vírus da Imunodeficiência Humana, é válido mencionar a omissão estatal nesse quesito. Isso se dá através do pouco investimento em projetos que buscam informar a população, não só a respeito da prevenção e do tratamento, como também, da importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida do portador. Em conclusão, nota-se que tal descaso favorece a desinformação e, consequentemente, a criação de estigmas. De acordo com dados do Estadão, o Ministério da Saúde investiu somente R$100.098,00 em campanhas de prevenção do HIV em 2021, que equivale a 0,6% do total aplicado 20 anos atrás, em 1998, época em que o valor investido foi de 16,5 milhões de reais.

Paralelamente à inoperância das esferas de poder nessa questão, é fundamental discutir a cerca da aversão de parte dos civis ao grupo soropositivado, uma vez que ambos são impasses para a desestigmatização do vírus em pauta. Esse preconceito ocorre por meio de comentários vexatórios e esteriotipados, assédio moral, ou até mesmo, impendindo que pessoas portadoras frequentem certos ambientes. Logo, essa prática deve ser abolida, já que colabora para a segregação dessa classe. Tal situação pode ser observada no filme estadunidense "Filadélfia", em que o protagonista, o advogado Andrew Beckett, é demitido do escritório em que trabalha por possuir HIV.

Portanto, cabe ao Estado, em conjunto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação, proporcionar a educação sexual nas escolas e a quebra de preconceitos a respeito do HIV, por meio de palestras com especialistas sobre a importância do uso de preservativos e os riscos das IST's, a fim de formar cidadãos mais conscientes. Por fim, os veículos mediáticos de ampla abrangência podem exibir reportagens e abordar o tema em novelas, com o fito de esclarecer o resto da população.

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Myllene02
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121199
@Mylike
@Casey12
@EmillyySilva

Poderiam dar uma olhada na minha redação por favor? Desde já, agradeço! ❤

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
1
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121324
Olá, tudo bem?? 😺👋🏻


Myllene, você escreve muito bem, mas ainda precisa melhorar, principalmente, a C1. Então, tente estudar essa parte, vou deixar alguns vídeos para ajudar na redação. 😉👍🏻


╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧙‍♂️【 ANÁLISE GERAL】💨
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
— Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros, assim como todos. Faço isso apenas para tentar ajudar com o conhecimento que possuo.

════════════════════
Competências
════════════════════

❌Errado.
-> o correto estará dentro dos parênteses.
⚠️Atenção.
💡Análise textual ou ideias e palavras para adicionar no texto .
『⚛』repetição.
🔂substitua ou mude.
⁉️comentário sobre a argumentação

════════════════════

No início dos anos 80, foi resgistrado, [❌》registrado] em São Paulo, o primeiro diagnóstico de HIV - vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adiquirida) - [❌》adquirida] no Brasil, causando pânico nacional devido à sua letalidade e por não possuir tratamento até então. No entanto, mesmo com todo o avanço da medicina, [❌》sem vírgula] ao longo dos anos, no que tange ao desenvolvimento de remédios para pessoas soropositivas, o vírus ainda sofre estigmas, seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação com a [🔄》da] classe portadora por parcela do corpo social brasileiro. Logo, é de suma importância que providências sejam tomadas para que essa problemática seja resolvida.
════════════════════
Primáriamente, [❌》Primariamente] a cerca [❌》acerca》 “acerca de” equivale à expressão “a respeito de”, “a cerca de” tem valor de “aproximadamente”, e, por fim, “há cerca de” significa “há/faz aproximadamente” ] da lógica referente ao Vírus da Imunodeficiência Humana, é válido mencionar a omissão estatal nesse quesito. Isso se dá através [🔄》 mude: "em razão"》 não recomendo usar "através" nesse contexto] do pouco investimento em projetos que buscam [❌》busquem] informar a população, não só a respeito da prevenção e do tratamento, como também, [❌》sem vírgula] da importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida do portador. Em conclusão, nota-se que tal descaso favorece a desinformação e, consequentemente, a criação de estigmas. De acordo com dados do Estadão, o Ministério da Saúde investiu somente R$100.098,00 em campanhas de prevenção do HIV em 2021, que equivale a 0,6% do total aplicado 20 anos atrás, em 1998, época em que o valor investido foi de 16,5 milhões de reais. [⚠️》essa parte poderia melhorar, tente ser mais breve no objetivo do seu repertório. Exemplo, dizer apenas que, em comparação ao ano de 1998, o investimento em campanhas informativas para o combate do HIV só tende a decair, reafirmando sua análise da má distribuição de renda para combater e despertar o senso crítico sobre o tema, já seria o suficiente]
════════════════════
Paralelamente à inoperância das esferas de poder nessa questão, é fundamental discutir ×a cerca× da aversão de parte dos civis ao grupo soropositivado, uma vez que ambos são impasses [⚠️》acredito que essa palavra não foi bem aplicada aqui] para a desestigmatização do vírus em pauta. Esse preconceito ocorre por meio de comentários vexatórios e esteriotipados, [❌》estereotipados] assédio moral, ou até mesmo, impendindo [❌》impedindo] que pessoas portadoras frequentem certos ambientes. [⚠️》aqui seria vantajoso um repertório para provar essa problemática, uma notícia, ou fato histórico que permeia essa visão errônea] Logo, essa prática deve ser abolida, já que colabora para a segregação dessa classe. Tal situação pode ser observada no filme estadunidense "Filadélfia", em que o protagonista, o advogado Andrew Beckett, é demitido do escritório em que trabalha [❌》trabalhava] por possuir HIV. [⚠️》esse filme é inspirado em um fato real? Nesse caso, em específico, não recomendo que utilize um filme, a não ser que ele representa um fato social]
════════════════════
Portanto, cabe ao Estado, em conjunto ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação, proporcionar a educação sexual nas escolas e a quebra de preconceitos a respeito do HIV, por meio de palestras com especialistas sobre a importância do uso de preservativos e os riscos das IST's, a fim de formar cidadãos mais conscientes. Por fim, os veículos mediáticos [❌》midiáticos] de ampla abrangência podem exibir reportagens e abordar o tema em novelas, com o fito de esclarecer o resto da população. [✅》completo! Parabéns!]

════════════════════

https://www.youtube.com/live/_wimQnbAwd ... z8-0xsHvw1

https://www.youtube.com/live/_SCyuDVAtb ... KdasvIzJjY


https://www.youtube.com/live/VvUzt1XVy3 ... 3a71IRTJLW
1
Avatar do usuário
Por Myllene02
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121325
@EmillyySilva, tenho que prestar mais atenção na hora de revisar o texto, ando pecando nessa parte. Muito obrigada!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
155 Exibições
por G00dnight
3 Respostas 
356 Exibições
por MarinaLima
0 Respostas 
64 Exibições
por tsarasz
0 Respostas 
67 Exibições
por 001brendinha
0 Respostas 
72 Exibições
por AlicyaPontes
5 Respostas 
218 Exibições
por Natanael123
0 Respostas 
60 Exibições
por Becaxxgb
0 Respostas 
63 Exibições
por moguinhomari
0 Respostas 
69 Exibições
por wellk
0 Respostas 
165 Exibições
por Elisabeth513

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM