Nesse Contexto, é importante salientar, que a baixa informação da população é um dos fatores determinantes para o aumento da descriminação dos portadores da aids. Segundo Voltaire “Preconceito é opinião sem conhecimento. ” Tenho em vista isso, é evidente que a maior parte desse estigma está relacionado com as populações onde ocorrer maior risco de infecção pelo vírus, como homossexuais; profissionais do sexo; travestis e transexuais, essas minorias sociais já são discriminadas pela sociedade devido suas crenças e atitudes. Com isso, a doença e usada como justificativa para todo o prejulgamento.
Ademias, o preconceito gera um tratamento desigual e injusto. Consequentemente, isso acarretar em uma discriminação que pode ser institucionalizada através de leis; políticas e práticas que focam negativamente em pessoas que vivem com o patogênico e grupos marginalizados. Dessa forma, apenas em 2014 fora sancionadas leis como a que transformou em crime a discriminação a pessoas com o agente patogênico, assim sendo, fica claro a total despreocupação do legislador.
Portanto, o legislativo deve intervir na educação e criação de leis e criar campanhas que envolvam a sociedade no debate acerca da importância da inclusão social dos portadores de aids. Isso deve ser feito por meio das escolas e centros de educação, com a participação de grandes universidades e faculdades além dos setores midiáticos. Espera-se, com isso, combater o estigma associado ao vírus HIV na sociedade brasileira e evitar situações como a vividas na HQ X-men dias de um futuro esquecidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.