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Por samarano6584
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#118636
De acordo com Jean-Paul Sartre, em sua teoria "Acomodação Social", existem assuntos silenciados socialmente. Observa-se essa premissa relacionada ao estigma social de portadores de HIV no Brasil. Desse modo, é necessário o uso de estratégias para mudar a situação, que possui como causas o descaso governamental e o preconceito social.
Em primeiro lugar, é cabível pontuar que, para Hannah Arendt, "A essência dos direitos humano é o direito a ter direitos". Isso, infelizmente, não acontece na prática, pois percebe-se que a falta de cuidados dos governantes é evidenciado como um problema perpetuador do estigma social ao HIV. Essa constatação pode ser feita, uma vez que sem a proteção estatal, os portadores ficam vulneráveis tanto ao julgamento humano quanto em relação a saúde. Consequentemente, o problema será agravado.
Somado a isso, conforme descrito por Karl Marx em seu livro O Capital, a sociedade encontra-se em um momento no qual precisa produzir o tempo todo, criando cidadãos alienados. Assim, pelo fato de estar nessa constante ocupação, grande parte da sociedade não dá a devida importância ao preconceito. Essa constatação pode ser feita visto que existe a relação entre HIV e a comunidade LGBT, feita erroneamente pela população desinformada, visto que não existe ligação da infecção com a orientação sexual. Então, mazelas são geradas como o agravamento da LGBTfobia na sociedade brasileira.
É mister, então, que o Governo Federal, juntamente ao Ministério da Educação, criem campanhas educativas acerca do HIV no Brasil. Estas devem ser feitas por meio de palestras, realizadas por empresas privadas, as quais receberão isenção de impostos por atuarem sobre o problema. Nesses eventos, haverá o debate em relação às pessoas soropositivas, com a presença de médicos. Tal medida irá, finalmente, contrapor o elucidado por Jean-Paul Sartre.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por samarano6584
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#118645
@med01 oii, se você puder corrigir minha redação novamente ficarei grata. :D
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Por luspire
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#118710
O texto apresenta um bom domínio da norma culta da língua escrita, mas algumas correções podem ser feitas para aprimorar esse aspecto. Sugere-se atenção especial à concordância verbal e nominal, bem como à regência verbal e nominal. Além disso, é importante revisar a pontuação e a ortografia para evitar erros e melhorar a fluidez do texto. 1 erro de colocação pronominal e 2 erros gramaticais no 2 paragrafo

A compreensão da proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento podem ser aprimoradas no texto. É necessário desenvolver uma argumentação mais coesa e coerente, com maior embasamento em conhecimentos específicos relacionados ao tema. Recomenda-se a utilização de exemplos e evidências para fortalecer a argumentação e torná-la mais fundamentada. Todavia, a introdução parece um pouco embrionária, pode melhorar o detalhamento da problemática e da contextualização, focando recortes mais específicos

A seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista são bem realizadas no texto. No entanto, é importante garantir uma maior clareza na exposição dos argumentos e uma maior conexão entre as ideias apresentadas. Além disso, há falta de aprofundamento analítico e independência do tema, é fraca a caracterização de autoria e o texto lido sozinho não traz informações suficientes para compreensão do tema. Todas as citações são da área da filosofia trazendo um ar muito imaterial a um tema bastante concreto

A demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação é adequada. No entanto, é possível aprimorar a coesão e a progressão das ideias ao longo do texto, garantindo uma melhor estruturação dos argumentos e evitando contradições ou repetições desnecessárias. Recomendo colocar pelo menos 1 entre cada ponto.

A elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, pode ser mais concreta e viável. Sugere-se desenvolver uma proposta mais detalhada e específica, indicando ações práticas e factíveis para reduzir os estigmas associados à AIDS. Além disso, é importante considerar a complexidade da questão e garantir que a proposta esteja alinhada aos direitos humanos. Pense em todos os meio de como isso tange o problema, tente melhorar o que já existe e melhore a relação dela com a tese proposta desdo começo: empresas privadas, por exemplo, são estranhas a todo desenvolvimento do texto.

Em resumo, para aprimorar o texto, recomenda-se revisar a norma culta da língua, aprofundar a argumentação com base em conhecimentos específicos, aprimorar a clareza e a conexão das ideias, aprimorar a coesão e a progressão textual, e desenvolver uma proposta de intervenção mais concreta e viável.
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Por samarano6584
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#118715
@luspire, Obrigada pela correção. Só tenho algumas dúvidas, devo ter cometido um grande erro na competência 3 pra receber 80 pontos e não ficou muito claro qual foi o erro, se possível você poderia me explicar com mais clareza?
Também fiquei em dúvida na competência 5, ela contém detalhamento já que eu especifiquei o agente, a ação, modo, meio e finalidade, se puder me explicar melhor também qual foi o erro nessa parte ficarei grata. :D
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Por luspire
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#118723
@samarano6584 A C3 trata de uma análise mais subjetiva do texto, ligada principalmente ao projeto de texto. São avaliadas a relação e progressão entre as partes, não contradição e não repetição da argumentação e o sentido do texto como aspectos ligados a coerência. Na argumentação analisa-se a variedade argumentativa, aprofundamento analítico, configuração de autoria, independência do texto, fuga do senso comum, e se a dita é valida e pontual. NO que trata projeto de texto pensa-se a organização geral, capacidade de planejamento, clareza e progressividade, manutenção estrutural e temática, unidade completa de sentido.

Vamos a analisar do que levou ao desconto: A alusão a Sartre (campo do conhecimento humano - filosofia) é mal explorada na introdução, é pouquíssimo clara a problematização do tema percebida unicamente pela má aprofundada alusão introdutória(o que não é sua função). A marcação da tese segue o modelo Enem, enunciando a estrutura do texto, mas de maneira muito genérica e pouco correlacionada. Parece que o descaso governamental gera o preconceito social(coisa que não é demonstrada no texto tão pouco é factual, uma vez que o descaso do governo está ligada a manutenção do preconceito). Você poderia adicionar um detalhamento ainda que superficial a cada braço da tese auxiliando a compressão do que será abordado, garantindo profundidade desde a tese, e aumentando a autoria auxiliando a fuga do senso comum.

No segundo parágrafo nota-se a ausência de tópico frasal, uma vez que o texto já emerge de uma citação, outra vez filosófica, e outra vez mal aprofundada. O segundo período trata-se basicamente de uma repetição do assunto do texto sem acrescentar quase nada a respeito da composição e ligação com o restante. No terceiro período não há base alguma para o que foi dito, uma vez que os anteriores não trazem informações aprofundadas e a tese é simplória, a descrição mais parece uma visão inventada, pouco real, baseada toda em imaterialidade filosófica e pouquíssimo respaldo no real. Sugiro a adição e uma informação factual no terceiro período assim evitando o problema do 4 período embrionário onde poderia ser feita a ligação do pensamento e o respaldo no real encerrando de maneira mais clara o impacto da falta de assistência governamental na comunidade soropositiva.

No terceiro parágrafo também não há tópico frasal, uma vez que o texto já emerge de uma citação, outra vez filosófica, e mais uma vez mal aprofundada. Marx é quase estranho a descrição, a citação está errada já que a “alienação” está ligada a distância e incapacidade do operário de se reconhecer no produto. O desenvolvimento desde é razoavelmente melhor, todavia não é clara a ligação entre trabalho excessivo e associação do HIV a comunidade LGBT, a seu embasamento teórico tem pouca ou nenhuma relação com o desenvolvimento argumentativo e sua opinião, o segundo período não consegue ligar as ideias do primeiro ao terceiro. Além disso, o quarto período é quase sozinho, quais mazelas? Qual seu impacto? Não da para entender a relação entre alienação e associação de exposto à doença com LGBT e por que isso seria uma mazela para eles ou para a comunidade.

No último parágrafo o efeito não é claro, novamente a recuperação do Sartre só reforça a ausência de materialidade sobre o tema. Há uma reclamação sobre o excesso de trabalho no parágrafo anterior e nesse a sugestão que empresas e médicos trabalhem para a desconstrução do estigma o que é obviamente uma contradição interna. Além disso, o que será debatido? Qual a especialização desses agentes da saúde? Qual a área das empresas?diminuição da arrecadação realmente é uma boa medida? Qual o foco dessas palestras e onde serão feitas? Se nenhuma empresa afeiçoar-se ao tema qual o impacto dessa intervenção? Como atuarão sobre o problema? Apesar de apresentar todos os elementos eles são rasos, mal ligados entre si e com o texto e reforçam problemas estruturais anteriores, como a ausência de respaldo na realidade brasileira do tema, ou a incapacidade de ligar os conteúdos apresentados com a sustentação da opinião. Ainda, tão pouco aliviam a problemática a apresentada na tese uma vez que não aumenta o amparo dado pelo estado a imunossuprimidos, uma vez que a ação é privada, tão pouco deixa claro como campanhas educativas desconstruirão o preconceito social(não pelo método que é funcional, mas pela ausência de exposição disso)

No geral, há pouca autoria, já que você não consegue ligar as informações trazidas com a sua opinião. Não há uma fuga real do senso comum, já que as ideias são rasas e pouquíssimo ligadas a vivência real dos focos do texto. Tão pouco há independência do texto, que se pego sozinho, não disserta quase nada sobre a condição dos doentes no Brasil, ou informa sobre os estigmas, uma pessoa totalmente leiga do assunto aprenderia nada sobre o tema. Nesses 3 pontos está o grande erro da C3.
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Por samarano6584
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#118734
@luspire, OK, agora consegui entender melhor, obrigada pela avaliação, vai me ajudar muito.
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