Avatar do usuário
Por Laryssasouza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#93836
Na obra "Utopia" , o autor Thomas Morus descreve uma sociedade organizada e livre de mazelas sociais.Entretanto , o estigma associado ao vírus HIV na sociedade brasileira, representa um obstáculo para se alcançar a realidade de Morus. Nesse contexto convém analisar como a negligência governamental e o aspecto social fomenta a adversidade.
Sob esse viés, é importante salientar que o Governo demonstra uma atuação insatisfatória em relação aos desafios que os portadores de HIV passam. A esse respeito a constituição Federal de 1988 garante a todos os direitos sociais do cidadão-dentre eles, à igualdade e à vida digna. Não obstante, a frequente falta de políticas públicas no tratamento e inserção social, sobretudo em regiões menos abastadas, expõe a apatia do Estado, pois bora seja responsável por garantir o direito a saúde, essa instância a omite da sua responsabilidade social, fomentando ainda mais o problema. Assim, não é justo que a máquina pública protagonize a manifestação na categoria de segregação no país.
Tem se, além disso, a relevância do aspecto social no revés. De acordo com a filósofa alemã Hannah Arendt, o exercício da cidadania se da quando os indivíduos se mobilizam contra eventos negativos recorrentes no espaço público. De maneira análoga, esse exercício encontra-se inativo na sociedade verde-amarela, pois vista que a população não se comove com o fato que em 2020 foi registrado mais de trinta mil casos no país, segundo o ministério da saúde.Sendo inadmissível em uma nação que se consagra plenamente desenvolvida.
Portanto, é crucial mitigar o estigma associado ao HIV. Cabe ao Estado, por meio do sistema único de saúde (SUS), ampliar a oferta de locais públicos especializados no atendimento da doença, como o IST/Aids, com verba governamental, de modo a promover cuidados, e passa informações corretas para a população., além disso, é dever da mídia, no seu papel social, incentivar a procura sobre informação sobre o assunto, ajudando politicamente a adoção de uma postura mais empática da comunidade em diante das pessoas soropositivo, através de propagandas nos meios digitais, dessa maneira combatendo os hábitos preconceituosos. Assim a sociedade idealizada por Morus poderá ser alcançada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
8058 Exibições
por bobtotoso1
0 Respostas 
1815 Exibições
por ritaventura
0 Respostas 
830 Exibições
por anacrochap
1 Respostas 
1800 Exibições
por natalia10
3 Respostas 
2111 Exibições
por EmillyySilva
3 Respostas 
252 Exibições
por Maell
0 Respostas 
114 Exibições
por Marcio160101
0 Respostas 
102 Exibições
por liviacunhaj
3 Respostas 
234 Exibições
por geoca
0 Respostas 
134 Exibições
por beemarcos

Muito bom, da uma olhada nas redaçõe[…]

Ao afirmar em sua célebre canç&atild[…]

O debate

Em 2021, o famoso cantor sertanejo, Zé Neto[…]

Desastres Ambientais

Greta Thunberg é uma jovem ativista que lut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM