Sob esse viés, é importante salientar que o Governo demonstra uma atuação insatisfatória em relação aos desafios que os portadores de HIV passam. A esse respeito a constituição Federal de 1988 garante a todos os direitos sociais do cidadão-dentre eles, à igualdade e à vida digna. Não obstante, a frequente falta de políticas públicas no tratamento e inserção social, sobretudo em regiões menos abastadas, expõe a apatia do Estado, pois bora seja responsável por garantir o direito a saúde, essa instância a omite da sua responsabilidade social, fomentando ainda mais o problema. Assim, não é justo que a máquina pública protagonize a manifestação na categoria de segregação no país.
Tem se, além disso, a relevância do aspecto social no revés. De acordo com a filósofa alemã Hannah Arendt, o exercício da cidadania se da quando os indivíduos se mobilizam contra eventos negativos recorrentes no espaço público. De maneira análoga, esse exercício encontra-se inativo na sociedade verde-amarela, pois vista que a população não se comove com o fato que em 2020 foi registrado mais de trinta mil casos no país, segundo o ministério da saúde.Sendo inadmissível em uma nação que se consagra plenamente desenvolvida.
Portanto, é crucial mitigar o estigma associado ao HIV. Cabe ao Estado, por meio do sistema único de saúde (SUS), ampliar a oferta de locais públicos especializados no atendimento da doença, como o IST/Aids, com verba governamental, de modo a promover cuidados, e passa informações corretas para a população., além disso, é dever da mídia, no seu papel social, incentivar a procura sobre informação sobre o assunto, ajudando politicamente a adoção de uma postura mais empática da comunidade em diante das pessoas soropositivo, através de propagandas nos meios digitais, dessa maneira combatendo os hábitos preconceituosos. Assim a sociedade idealizada por Morus poderá ser alcançada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada