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Por Laryssasouza
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Na obra "Utopia" , o autor Thomas Morus descreve uma sociedade organizada e livre de mazelas sociais.Entretanto , o estigma associado ao vírus HIV na sociedade brasileira, representa um obstáculo para se alcançar a realidade de Morus. Nesse contexto convém analisar como a negligência governamental e o aspecto social fomenta a adversidade.
Sob esse viés, é importante salientar que o Governo demonstra uma atuação insatisfatória em relação aos desafios que os portadores de HIV passam. A esse respeito a constituição Federal de 1988 garante a todos os direitos sociais do cidadão-dentre eles, à igualdade e à vida digna. Não obstante, a frequente falta de políticas públicas no tratamento e inserção social, sobretudo em regiões menos abastadas, expõe a apatia do Estado, pois bora seja responsável por garantir o direito a saúde, essa instância a omite da sua responsabilidade social, fomentando ainda mais o problema. Assim, não é justo que a máquina pública protagonize a manifestação na categoria de segregação no país.
Tem se, além disso, a relevância do aspecto social no revés. De acordo com a filósofa alemã Hannah Arendt, o exercício da cidadania se da quando os indivíduos se mobilizam contra eventos negativos recorrentes no espaço público. De maneira análoga, esse exercício encontra-se inativo na sociedade verde-amarela, pois vista que a população não se comove com o fato que em 2020 foi registrado mais de trinta mil casos no país, segundo o ministério da saúde.Sendo inadmissível em uma nação que se consagra plenamente desenvolvida.
Portanto, é crucial mitigar o estigma associado ao HIV. Cabe ao Estado, por meio do sistema único de saúde (SUS), ampliar a oferta de locais públicos especializados no atendimento da doença, como o IST/Aids, com verba governamental, de modo a promover cuidados, e passa informações corretas para a população., além disso, é dever da mídia, no seu papel social, incentivar a procura sobre informação sobre o assunto, ajudando politicamente a adoção de uma postura mais empática da comunidade em diante das pessoas soropositivo, através de propagandas nos meios digitais, dessa maneira combatendo os hábitos preconceituosos. Assim a sociedade idealizada por Morus poderá ser alcançada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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