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Por najlla
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Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma civilização perfeita e idealista, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que, o estigma associado a doença mentais, apresentam barreiras para os planos de More. Esse cenário é fruto tanto da falha educacional, quanto da negligência governamental.
É importante destacar que, a falha educacional é um dos principais motivos dessa questão. O educador Paulo Freire afirma que, "Se a educação não transforma a sociedade, tão pouco a sociedade muda". Diante disso, é desanimador observar que as escolas brasileiras têm um ensino conteudista, que negligência saberes importantes, priorizando o conhecimento técnico e não preparando o indivíduo para viver em sociedade. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é imperativa ressaltar a negligência governamental como promotor desse problema. Segundo a teoria do Contrato Social de Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir serviços para o bem-estar da população. Entretanto, o estigma associado a doença mental no Brasil, mostra que o governo brasileiro não cumpre a função proposta por Hobbes, uma vez que, o Estado não tem tomado medidas que garantem o bem-estar da nação brasileira.
Por fim, diante dos desafios citados acima, medidas possíveis devem ser tomadas para conter o avanço desse impasse na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de mitigar a falha educacional e a negligência governamental, cabe ao Estado, como autoridade governamental, desenvolver projetos, por meio de campanhas e palestras nas instituições brasileiras. Desse modo, adotando tais atitudes, será possível alcançar uma sociedade ideal retratada na Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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