Infelizmente tal conjuntura não se resume às telas, sendo a realidade de muitos brasileiros, que motivados pelo precário investimento estatal e estigma do país nessa área da saúde, acabam sendo impedidos de receber o tratamento adequado, o qual é garantido pelo artigo 196 da Constituição Federal.
Nesse contexto, tal fator se deve ao fato de haver uma grande concentração de renda histórica no Brasil. Desde o período Colonial, em que apenas as elites agroexportadoras tinham acesso à educação e lazer, o país é comandado por uma pequena parcela da população, que rege em benefício próprio. Esse fato pode ser observado na atualidade em situações como a retomada do Brasil para o “Mapa da Fome” e a dificuldade de ser aprovado no congresso leis que aumentam a cobrança de impostos sobre os ricos. Tanto o fator histórico quanto o atual apenas aumentam a concentração de renda e desigualdade brasileira, evidenciadas pelo índice de Gini-ferramenta da geografia que mede o nível de concentração de renda de um país, variando de zero a um, cada vez mais próximo de um, ou seja, cada vez mais desigual.
Consequentemente, temos uma elitização dos tratamentos ligados à saúde, principalmente no setor psicanalítico. Tal conjuntura se deve há uma falta de abordagem do Estado sob tais pautas, a fim de uma maior normalização desse público na sociedade, os quais sempre foram marginalizados. Desde a antiguidade, os portadores de doenças, sejam elas físicas ou mentais, sempre foram excluídos. Entretanto, esse quadro possui como agravante a Segunda Guerra Mundial, em que o partido Nazista assassinou milhares dessa minoria, os tratando como inferiores. Apesar de mais de meio século ter se passado, nada foi feito para eliminar tais marcas obsoletas que assolam a contemporaneidade.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde deve propor a criação de palestras com terapeutas a cada mês nas escolas, por meio de um projeto de lei entregue á Câmara dos Deputados. A fim de normalizar o tema da saúde mental e incentivar o público afetado a terem conversas particulares com os terapeutas em prol de seu bem estar. Espera-se com essa medida uma diminuição do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.