Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#52967
Em 1988, representantes do povo, unidos em Assembleia Constituinte, instituíram um Estado Democrático, a fim de assegurar o direito à saúde como valor fundamental de uma sociedade fraterna. Todavia, no cenário hodierno, nota-se que tal prerrogativa não é colocada em prática, uma vez que o estigma associado à doenças mentais fere esse princípio. Nesse sentido, entre os fatores que intensificam a permanência dessa problemática no Brasil, encontram-se a omissão estatal frente a esse aspecto, bem como o preconceito enraizado na população acerca do tema.

Diante desse contexto, é válido salientar que, conforme exposto pelo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é a instituição responsável por garantir a fluidez entres as relações humanas. Entretanto, a omissão do poder público com essa temática faz com que tal premissa fique restrita apenas à teoria, afinal, a falta de tratamentos adequados para com indivíduos que sofrem de transtornos mentais, como a ausência de uma infraestrutura capaz de recebê-los e de profissionais qualificados, contribuem com a perpetuação dessa realidade no país, o que coloca o direito constitucional supracitado em xeque e passivo de utopia.

Além disso, o preconceito enraizado socialmente corrobora na propagação desse estigma. Nesse viés, o autor Franz Kafka, em sua obra "A Metamorfose", alega que a sociedade restringe os valores dos seres humanos aos bens que ele produz e às aparências. Dessa forma, é comum a presença de discursos, principalmente nos meios de comunicação, que afirmam que as doenças mentais, como Depressão e Ansiedade, não passam de "vitimismo" e "frescura" por parte dos indivíduos, devido ao fato de não manifestarem a presença de tais características. Assim, não é razoável que, embora almeje tornar-se nação desenvolvida, o Brasil insista em negar a permanência desse problema.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas, com o fito de reverter esse quadro. Logo, cabe ao Estado, como mantenedor da ordem, do progresso, das leis e do bem-estar, investir na infraestrutura de locais para o recebimento desse público, bem como desconstruir os preconceitos enraizados na sociedade. Isso pode ser feito por meio da alocação de recursos do Ministério da Economia, com o intuito de combater a presença desses estigmas, garantindo, assim, a legitimidade daquilo que foi proposto em 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#53419
Em 1988, representantes do povo, unidos em Assembleia Constituinte, instituíram um Estado Democrático, a fim de assegurar o direito à saúde como valor fundamental de uma sociedade fraterna. Todavia, no cenário hodierno, nota-se que tal prerrogativa não é colocada em prática, uma vez que o estigma associado à doenças mentais fere esse princípio. Nesse sentido, entre os fatores que intensificam a permanência dessa problemática no Brasil, encontram-se a omissão estatal frente à a esse aspecto, bem como o preconceito enraizado na população acerca do tema.
Boa introdução ! Contextualiza, apresenta a tese e o tema!

Diante desse contexto, é válido salientar que, conforme exposto pelo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é a instituição responsável por garantir a fluidez entres as relações humanas. Entretanto, a omissão do poder público com essa temática faz com que tal premissa fique restrita apenas à teoria, afinal, a falta de tratamentos adequados para com indivíduos que sofrem de transtornos mentais, como a ausência de uma infraestrutura capaz de recebê-los e de profissionais qualificados, contribuem com a perpetuação dessa realidade no país, o que coloca o direito constitucional supracitado em xeque e passivo de utopia.
Bom desenvolvimento . Bela argumentação. Só faltou arrematar a tese.

Além disso, o preconceito enraizado socialmente corrobora na propagação desse estigma. Nesse viés, o autor Franz Kafka, em sua obra "A Metamorfose", alega que a sociedade restringe os valores dos seres humanos aos bens que ele produz e às aparências. Dessa forma, é comum a presença de discursos, principalmente nos meios de comunicação, que afirmam que as doenças mentais, como Depressão e Ansiedade,não passam de "vitimismo" e "frescura" por parte dos indivíduos, devido ao fato de não manifestarem a presença de tais características. Assim, não é razoável que, embora almeje tornar-se nação desenvolvida, o Brasil insista em negar a permanência desse problema.
Bom desenvolvimento !

Portanto, urge que medidas sejam tomadas, com o fito de reverter esse quadro. Logo, cabe ao Estado Agente , como mantenedor da ordem, do progresso, das leis e do bem-estar, investir na infraestrutura de locais para o recebimento desse público, bem como desconstruir os preconceitos enraizados na sociedade. Ação Isso pode ser feito por meio da alocação de recursos do Ministério da Economia, Meio com o intuito de combater a presença desses estigmas, garantindo, assim, a legitimidade daquilo que foi proposto em 1988. Detalhamento + Efeito


Noto que falta o detalhamento da proposta. Você detalhar o Agente não serve como detalhamento , pois restringe o ideal único no qual é na verdade a ação. Sendo assim, falta esse detalhamento . Sempre opte por detalhar a ação ou a finalidade porque são mais abrangentes!


Boa produção ! Bom texto. Se foi o qual escreveu para o Enem . Acredito que foi muito bem. Só aconselho a se atentar a alguns pontos.

Iss , dê uma olhada no meu sistema de cr&ea[…]

Link para abrir as apostilas que não abrem:[…]

Se você puder, seria um favor enorme 🤍🤍 sof[…]

No filme " Que horas ela volta?", a pers[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM