No filme "inter-estelar" é retratado um cenário onde a humanidade negligenciou o planeta terra e se deparou obrigada a encontrar outro planeta para viver, ou seriam extintos. Contextualizando com o tema, a distopia retratada no filme pode vir a ser a realidade dos únicos seres capazes de formular um raciocínio lógico na terra, entretanto insiste na negação e não consegue conceber esse tão próximo cenário, que evidência-se através das ondas de calor, mudanças climáticas abruptas, terremotos, furacões, tsunamis e outros desastres não mais naturais cada vez mais frequentes.
Na carta magna brasileira, mais precisamente no artigo 225, diz que todo ser humano tem direito a um meio ambiente estável, saudável e seguro ecologicamente, impondo ao governo a obrigação de preserva-la para a proxima geração. Lei esta que foi banalizada diante da ganância dos poderosos, e a inadimplência governamental de proteger a natureza ao permitir que grandes empresas minerem, desmatem e poluam o ecossistema visando lucro. Imprescindível citar que tal cenário ocorre em aproximadamente todo o planeta, isso é percetível nos dados divulgados pela Organização mundial da saúde (OMS) exibindo que 94% da população mundial não respira ar puro, e 6,5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido as suas impurezas.
Portanto, cabe tanto à população quanto aos regentes de todas as nações preservar o ecossistema mundial; com o projeto "humanidade pelo mundo" que visa extinguir a idéia de outro planeta habitável, expor a real dimensão e quão crítica é a problemática e também evidenciar as causas, incentivando a população a tomar partido e consciência do seu real poder de mudar suas próprias ações e também atitudes alheias. Ações estas que serão tomadas disseminando essa idéia por meio das redes sociais e campanhas de conscientização nas empresas e escolas pela ONU Meio Ambiente, com objetivo de evitar a perda do planeta terra e não concretizar o cenário retratado no filme "inter-estelar".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.