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#57961
Esporte inclusivo

As práticas esportivas são atividades que beneficiam a população em vários aspectos na vida. Elas contribuem para a formação física e psicológica do indivíduo, aumentando a resistência do corpo, com isso reduzindo a probabilidade de terem doenças. O esporte também auxilia na socialização e inclusão social, principalmente das pessoas com deficiência, que estão gradualmente ganhando espaço no mundo do esporte.

Os esportes, desde muito tempo, têm sido uma grande ferramenta para a inclusão social dos PCDS (Pessoas Com Deficiência), adaptando as práticas e os ambientes de acordo com cada deficiência. A partir dos desafios impostos pelas práticas esportivas e a superação de limites e obstáculos, o indivíduo portador de deficiência, normalmente, se torna mais confiante e seguro com suas próprias capacidades. Contribuindo para a autoestima e autoconfiança dos indivíduos.

Eventos esportivos de vários tipos ocorrem em todo o mundo. Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é formado por competições entre atletas de alto- nível portadores de alguma deficiência, seja física ou sensorial. O evento ocorre para várias pessoas de diversos países, e é necessário fazer uma avaliação condicional que irá classificá-los em determinadas categorias, como o basquetebol em cadeira de rodas, esporte jogado por atletas paraplégicos e amputados, com pequenas alterações das regras do jogo original.

Contudo, o esporte oferece várias oportunidades de inclusão dos PCDs, como conviver em grupo, colaborar em equipe, melhorar sua saúde e consequentemente, se sentir mais aceito. Além disso, eles dão visibilidade aos atletas com deficiência, com as transmissões de práticas esportivas na televisão e nas redes sociais, trazendo mais incentivo e representatividade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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