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De acordo com a constituição de 1988 "Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um." No entanto, a prática do esporte com o intuito de promover a cidadania, acaba impossibilitado partes da sociedade de usufruir desse direito da constituição federal na realidade. Nesse caso, não há dúvidas de que o esporte para promover cidadania e um grande desafio, não só por causa da desigualdade social o que acaba gerando outras desigualdades, mas também por conta da falta de investimento nesse setor.
Portanto, a educação e o fator principal para o crescimento de um país, atualmente o Brasil está ocupado a décima segunda posição na economia mundial, e plausível acreditar que o país tem uma qualidade de ensino público efetivo. Mas, a realidade e claramente o oposto disso e que acaba refletindo na desigualdade social. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, o Brasil tem a 2ª maior concentração de renda entre mais de 180 países. Diante dos dados mostrados, e inadmissível aceitar isso de um país onde está entre os 12 países mais ricos dos mundo, onde cada vez mais o rico continua ficando rico e o pobre mais pobre.
Por outro lado, ainda vale salientar a falta de recursos no esporte como propulsor do problema. De acordo com o grande economista Milton Friedman "Ninguém gasta o dinheiro dos outros com tanto cuidado como gasta o seu próprio." Diante desse contexto, há uma relação com a falta de investimento para as pessoas praticarem esportes, seja lá se for só para lazer, para treino ou profissionalmente, além disso, o esporte não é apenas práticar pelo bem estar ou por condicionamento físico, vai muito além disso, dar a se entender que eles não gastam o dinheiro dos outros ou seja o imposto que nós pagamos com cuidado, isso é perceptível, os políticos preferem gastar o dinheiro em áreas onde ao meu ver não tem tanta necessidade e acabam deixando algumas que são mais importantes de fora.
Portanto, evidentemente medidas para a resolução desses problemas são necessárias. Sendo assim, é imperioso que o Ministério da Cidadania, por meio da construção de espaços de lazer ao ar livre ou academias públicas, com materiais de esportes adequados para todas as pessoas, com instrutores de esportes, etc, espera-se com isso a evolução social das pessoas fazendo esporte coletivos diminuindo a desigualdade no Brasil. Dessa forma o Brasil poderia utilizar do esporte para assim promover cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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