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#76877
Na Grécia Antiga, as crianças que apresentavam algum tipo de deficiência física eram eliminadas, já que não correspondiam aos critérios de um bom guerreiro. No enredo, nota-se que a exclusão é uma barreira que percorre um longo processo da formação social, porém, no Brasil contemporâneo, o esporte tem-se manifestado como um dos principais antagônicos desse óbice. Nesse viés, torna-se crucial analisar: a formação de uma conduta ética e, apesar de sua importância, a negligência estatal.

De início, cabe destacar que o esporte incorpora uma atitude mais ética nas comunidades. De fato, conforme o princípio da coercitividade defendida pelo sociólogo Émile Durkheim, o meio social determina a conduta dos indivíduos. Dessa forma, observa-se que esses exercícios físicos— principalmente no ambiente escolar—, mediante as normas, assumem um papel fundamental na formação dos princípios morais de uma participação mais justa e, com o trabalho em grupo, possibilita o desenvolvimento de experiências mais sociáveis de um coletivo, independente de suas dessemelhanças individuais— sendo elas físicas, étnicas ou culturais. Destarte, provando ser um grande mecanismo de integração social.

Ademais, o Estado não cumpre com seu compromisso para com a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. Diante dessa perspectiva, segundo uma publicação do G1, difusor de notícias brasileiro, 32% dos professores de educação física usam os próprios materiais por falta de recursos nas escolas. Com isso, essa falha acentua a precariedade no investimento da infraestrutura esportiva, impedindo o interesse significativo de uma participação íntegra dos indivíduos nesse meio social, sobretudo, no que tange a acessibilidade de deficientes cognitivos e físicos, que necessitam de um ambiente apropriado— como sistema de piso tátil e rampas de acesso. Logo, isso limita o processo de inclusão de todos no esporte.

Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para tanto, é dever da governança proporcionar, por meio de verbas financeiras, o processo de construção e reformulação das quadras escolares, de modo a incentivar uma participação mais íntegra dos alunos e despertar o interesse destes como futuros esportistas. Ademais, a mídia—suporte que promove a difusão de informação de maior abrangência social— deve disponibilizar, mediante agências de influenciadores profissionais no ramo do esporte, campanhas de estímulos em ambientes preparados, com todos os materiais necessários, a fim de incluir uma maior representatividade na temática e atrair cidadãos de várias comunidades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#76878
OLÁ! Tudo bem? 😼🌤👋🏻 espero que seu dia esteja "maravilindo"!

—como sempre, demoro cinco anos para fazer uma redação que me sinto até enferrujada kkk. Se vocês poderem me ajudar trazendo uma análise e dicas, lembrando que eu sou apenas uma iniciante e quero muito aprender com vocês,— pode ser qualquer coisinha boba, que mesmo assim fará uma imensa diferença para mim— eu ficaria muito agradecida!

@geoca
@Gi69
@anasilva1
@Anne24
@Willa
@GabyyOliver
@Cleverson
@maiconpgtu
@EduardoPedro
@Aline234
@juliardrgs

[Quem não estiver marcado e quiser me ajudar, fique a vontade😺👋🏻]
#76883
Para mim, a redação está impecável, alguns pequenos deslizes na parte de gramática. Todavia, o texto está muito bem feito e estruturado, se puder me dar algumas dicas de como você desenvolve o seu texto e estuda redação, eu ficaria bestinha kkkk.
Realmente, foi uma boa redação e concerteza no dia do enem tem grandes posibilidades de tirar uma nota incrível.
#76890
INTRODUÇÃO

Olá! Espero que esteja bem!💖

💡》Correção modelo Enem
@gi69▶️@@EmillyySilva

🤸‍♀️Ressalto que não sou especialista e ainda estou na fase de aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Na Grécia Antiga, as crianças que apresentavam algum tipo de deficiência física eram eliminadas, já que não correspondiam aos critérios de um bom guerreiro. No enredo [u. É "NO ENREDO" MESMO???[/u], nota-se que a exclusão é uma barreira que percorre um longo processo da formação social, porém, no Brasil contemporâneo, o esporte tem-se manifestado como um dos principais antagônicos desse óbice. Nesse viés, torna-se crucial analisar: a formação de uma conduta ética e, apesar de sua importância, a negligência estatal.

PERFEITO!

DESENVOLVIMENTO 1

De início, cabe destacar que o esporte incorpora uma atitude mais ética nas comunidades. De fato, conforme o princípio da coercitividade defendida pelo sociólogo Émile Durkheim, o meio social determina a conduta dos indivíduos. Dessa forma, observa-se que esses exercícios físicos — principalmente no ambiente escolar—, mediante as normas, assumem um papel fundamental na formação dos princípios morais de uma participação mais justa e, com o trabalho em grupo, possibilita o desenvolvimento de experiências mais sociáveis de um coletivo, independente de suas dessemelhanças individuais— sendo elas físicas, étnicas ou culturais. Destarte, provando ser um grande mecanismo de integração social.

MUITO, MUITO BOM.

DESENVOLVIMENTO 2

Ademais, o Estado não cumpre com seu compromisso para com a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais. Diante dessa perspectiva, segundo uma publicação do G1, difusor de notícias brasileiro, 32% dos professores de educação física usam os próprios materiais por falta de recursos nas escolas. Com isso, essa falha acentua a precariedade no investimento da infraestrutura esportiva, impedindo o interesse significativo de uma participação íntegra dos indivíduos nesse meio social, sobretudo, no que tange a à acessibilidade de deficientes cognitivos e físicos, que necessitam de um ambiente apropriado— como sistema de piso tátil e rampas de acesso. Logo, isso limita o processo de inclusão de todos no esporte.

CONCLUSÃO

Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para tanto, é dever da governança proporcionar, por meio de verbas financeiras, o processo de construção e reformulação das quadras escolares, de modo a incentivar uma participação mais íntegra dos alunos e despertar o interesse destes como futuros esportistas. Ademais, a mídia—suporte que promove a difusão de informação de maior abrangência social— deve disponibilizar, mediante agências de influenciadores profissionais no ramo do esporte, campanhas de estímulos em ambientes preparados, com todos os materiais necessários, a fim de incluir uma maior representatividade na temática e atrair cidadãos de várias comunidades.

PARABÉNS! SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESTÁ COMPLETINHA E EXCELENTE!

Você escreve muito bem, muito bem. Ainda não estou 100% na C.1, mas vi um errinho de crase ( o único erro que percebi ). Vou explicá-lo: "no que tange a a acessibilidade " há o encontro de dois "a" e por isso, há a necessidade de crase. "No que tange a" já tem um a incluso, se for uma palavra masculina, vira "ao", mas se for feminina, vira "à" . Exemplo: No que tange ao acesso. No que tange à acessibilidade .

Que seu dia seja "maravilindo" 😘
#76895
Olá, @EmillyySilva. Tudo bem? Noto que a sua participação na plataforma é intensa e admiro demais isso, então decidi trazer uma correção bastante detalhada a respeito do seu texto a fim de tentar, pelo menos, sanar dúvidas e posicionar certos erros e sugestões.

Lembrando que, obviamente, esta correção não está integrada à sistematização em massa do ENEM, uma vez que utilizei um tempo bem superior para admitir todos os pontos sinalizados. Como sei que a sua intenção, provavelmente, é a aprovação no Exame, deixo aqui a minha opinião em relação a uma possível nota nesse: 920/960 - a depender da rigorosidade dos corretores.

Contudo, peço que se atente às objeções da correção para melhorar cada vez mais e não correr riscos na prova. Ok?

Clique aqui para ter acesso à sua correção.
Obs.: caso queira, utilize a ferramenta de "zoom" da própria guia a ser aberta.

Um abraço e bons estudos! ;)
#76932
Olá, galera! Tudo bem? Espero que sim! Só passando para agradecer suas análises e dicas, obrigada mesmo, estava precisando de algumas observações diferentes. Qualquer coisa basta me marcar que tentarei chegar o mais rápido possível e, também, dar o meu melhor ajudando no que eu conseguir. 😸😺👋🏻👍🏼

@eurodrigo (Rodrigo, camarada! sempre salvando minha vida com suas análises de mestre/mago supremo kkk pode deixar que usarei suas dicas com muita sabedoria Sensei)

@Gi69 (Gii! Sumida, nunca mais batemos um papo de encher o mural Kkkk quero mais redações! Cadê!? Nada de ficar enferrujada hein! Tô de olhos)

@Aline234 ( Aline do céu, vi que você me marcou em sua redação, até amanhã eu te ajudo com uma correção! Pode deixar, não esquecerei!)

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM