Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#52282
Na saga de livros Harry Potter, o esporte quadribal é uma grande ferramenta de socialização entre os alunos da escola de Hogwarts. Fora da ficção, é inegável todas as vantagens que a prática de qualquer atividade esportiva traz para a saúde e as relações humanas. Diante disso, é lícito que o esporte é uma grande ferramenta para a inclusão por meio da ascensão social e ao estimular a participação de deficientes.

Sob essa perspectiva, convém enfatizar o impacto do esporte na vida socioeconômica de milhares de pessoas. O jogador de futebol Neymar Junior, por exemplo, saiu da marginalização e pobreza através do esporte e atualmente é um dos melhores jogadores do mundo. De maneira análoga, jovens da periferia buscam um futuro nas atividades desportivas para romper o ciclo de pobreza que estão inseridos e conseguir se integrar na sociedade brasileira contemporânea. Dessa forma, o incentivo e o investimento financeiro nesses jovens é essencial para a redução da desigualdade.

Além disso, é imperativo destacar como o esporte corrobora para a inclusão social ao estimular a participação de indivíduos portadores de necessidades especiais. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a prática esportiva é a principal atividade de inclusão de deficientes na esfera grupal. Desse Modo, o esporte promove a socialização, a criação de vínculos e cria a sensação de pertencimento naqueles que são excluídos socialmente. Nessa lógica, é de extrema importância que exista professores e ambientes capacitados para trazer a melhor experiência para essas pessoas.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações para consolidar o esporte como uma ferramenta de inclusão social. Para tanto, compete ao Governo, junto ao Ministério da Educação - órgão responsável pelo ensino no brasil - investir na criação de centros esportivos, aulas gratuitas em áreas periféricas e maior incentivo dentro de escolas por meio de professores capacitados e palestras mostrando a importância das atividades desportivas na vida de tantas pessoas, com o fito de reproduzir o sucesso de vida de Neymar Junior e tantos outros atletas que superaram a desigualdade por meio do esporte.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Segundo o IBGE, em 2019, a população[…]

Preconceito Linguístico

A Fala Que Exclui O Preconceito Lingu&iac[…]

A animação internacional “Dive[…]

No século XIX, um dos principais meios de e[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM