O filme “Ela é o cara” é retratado em um espaço escolar em que, para uma garota conseguir participar dos jogos de futebol ela precisa vestir-se e comportar-se como um garoto, pois meninas não são aceitas no time. Esta ficção representa de maneira verídica o impasse da inclusão social no esporte, que é um problema presente e crescente no Brasil. Tratando-se de minorias (pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental, pretos, mulheres) é sempre um obstáculo maior conquistar um espaço relevante no ambiente esportivo.
O Brasil vem sendo pioneiro em campanhas sociais com o objetivo de tornar o esporte uma ferramenta de inclusão social. Entretanto, há o rendimento baixo de melhorias neste quesito, o que requer ainda mais empenho do país. Além de ser adotado de forma substancial nas escolas, o esporte também precisa se tornar presente na rotina diária dos estudantes, desta forma se tornando existente na vida do indivíduo desde a primeira socialização e assim, ampliando as chances de permanência do esporte na vida destes futuros adultos.
Destarte, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve criar uma nova campanha referente a adoção do esporte, por meio de gincanas nas escolas e dinâmicas com os alunos. Nela deve constar objetivos que se harmonizem com a campanha “Atleta na Escola”, trazendo o esporte para a rotina diária dos estudantes, além do tempo dedicado nas instituições. Espera-se que desta forma o esporte como ferramenta de inclusão social tenha rendimento significativo na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada