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#57835
O futebol foi incluso no Brasil a partir do século XIX, porém apenas jogadores brancos
poderiam formar um time, a escravidão havia sido extinta a pouco tempo e os negros
não eram aceitos pelos clubes. Atualmente a divergência ocorre com a classe socia,
as ONG’s tem um papel importante na vida das crianças e jovens que gostariam de
praticar esportes.
É evidente que instituições do terceiro setor, tem sido primordial trabalhando nas
periferias e comunidades voluntariamente e sem fim lucrativo, preparando crianças e
jovens dessas localidades. Esses espaços permitem o aperfeiçoamento dos talentos
no meio esportivo e é um incentivo para os participantes que gostariam de seguir
carreira nas diferentes modalidades esportivas. Um exemplo é a ONG de futebol
social que trabalha com jovens de 16 a 20 anos.
Segundo o jornalista e dramaturgo Irlandês - George Bernard ‘’ O progresso é
impossível sem mudança e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes, não
conseguem mudar nada’’. Pode-se relacionar sua fala com familiares, amigos e a
própria sociedade que muitas vezes motivam as crianças e jovens a desistirem do
sonho no meio esportivo por falta de condições financeiras. O apoio dos pais na vida
deles é essencial e influencia bastante no futuro profissional dos filhos.
Como foi visto existem ONG’s para que haja uma inclusão social maior na área
esportiva, porém é preciso que seja realizada uma ampliação de projetos sociais e
investimentos dos governos de cada estado do Brasil em ações esportivas de
educação, para que assim ocorra uma melhoria e o direito de oportunidades dentro
da sociedade de uma forma igualitária. Tanto para os mais jovens, quanto os mais
velhos, para a parte social de mais idade a prática do esporte pode proporcionar uma
melhoria no bem estar e saúde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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