Em primeiro lugar, convém ressaltar que, a negligenciação perante a população idosa está entre as causas da problemática. Segundo essa perspectiva, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 23,5% de idosos o que corresponde 11% da população, em princípio, vê-se que a educação, os cuidados e principalmente a saúde da pessoa idosa encontra-se escassa, isso pode ser explicado pelo pensador Confúcio, o qual afirma que "não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros". Seguindo essa linha, é viável que falta a necessidade de reverter essa situação, ou seja, é imprescindível sua ampliação, porém infelizmente não se efetivou totalmente na atual realidade.
Em segundo lugar, ao se examinar a busca cada vez maior pela frequente expectativa de vida, verifica-se que esse quadro torna-se distante. Em virtude disso, é notório que a sociedade brasileira ainda produz formas de discriminação a indivíduos de grupos sociais distintos, principalmente aos idosos, impedindo assim a implementação nos direitos que por lei a eles são submetidos. Por conseguinte, de acordo com o filósofo Jurgen Habermas, incluir não é só trazer para perto mas também respeitar e crescer junto com o outro. Nessa consequência é lícito que a exclusão e esse impasse ligados a terceira idade não se concretizam plenamente.
Urge, portanto, que o Estado tome providências para amenizar essa situação. Precisa-se que o Ministério da Cidadania em parceria com o Governo Federal ampliem através de investimentos a área geriátrica, afim de disponibilizar os cuidados precisos aos idosos. Ademais é preciso também que o Ministério da Justiça e Segurança Pública reforcem através de postagens nas redes sociais sobre a violência e os maus tratos perante aos idosos e para conscientizar a população a respeito do problema. Somente assim, será possível efetivar os direitos dos idosos e garantir que eles sejam inclusos socialmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada