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#60130
Promulgado pela Constituição Federal em 2003, o estatuto do idoso propõe garantir segurança, saúde e estabilidade para a população mais velha. No entanto, a mudança significativa e radical crescente desse grupo etário em nosso país, revela que não estamos prontos para esse impasse social. Desse modo, o envelhecimento da população precisa ser debatido de forma crítica e democrática, conservando seus benefícios sociais.
O envelhecimento nunca foi um descaso à sociedade, sendo algo natural na humanidade. Todavia, merece um olhar crítico na política brasileira. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o número de idosos pulou de 4,8 milhões, para mais de 30, 2 milhões em 2017. No atual cenário político do Brasil, torna-se um assunto delicado no que diz respeito à situação futura desse grupo.
Faz-se mister, ainda, salientar os desafios encontrados por esse grupo, ao recorrer aos seus benefícios na Previdência Social. Devido ao crescente aumento de idosos e o número decadente de contribuintes, é uma missão quase impossível. Segundo a filósofa existencialista, Simone de Beauvoir, a velhice denuncia o fracasso da nossa civilização. Sendo assim, é evidente que problemas envolvendo essa classe etária, é tratado burocraticamente pela sociedade, estipulando desafios a um público que procura repouso.
Em suma, são necessárias medidas que atenuem essa problemática. Logo, a fim de equilibrar a velhice da população e, simultaneamente, manter seus direitos, cabe ao governo federal realizar uma nova reforma previdenciária - de forma que não afete os aposentados e contribuintes atuais -, por meio do Ministério da Previdência Social, mantendo a idade mínima para o aposento, igualando e reduzindo os anos da jornada de trabalho como contribuinte. Ademais, compete ao cidadão idoso, buscar e cobrar ao Ministério da Justiça em casos que seus valores éticos e morais forem violados. A partir dessas ações, espera-se uma melhora das condições demográficas e sociais desse grupo, além de criar um caminho traçado para uma sociedade emancipada, e fazer cumprir o estatuto do idoso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Alfabetização

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