Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#49936
A série "O Gâmbito da Rainha" produzida pela Netflix, retrata em várias cenas o consumo excessivo do cigarro como forma de lazer e prazer. Em situação análoga a que é vivenciada na série, o tabagismo está muito presente na sociedade atual, apesar de ser prejucial a saúde. Assim é lícito afirmar que a questão cultural e a negligência governamental contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.
Sob esse viés, pode-se citar como impulsionadora dessa causa a questão cultural. Já que, no passado fumar era um hábito comum, como retratado na série "Os Brigertones" da Netflix, que se passa no século 19, tais hábitos, mesmo com diminuição, se perpetuam até os dias atuais onde os jovens são o público mais atingido.
Ademais, vale ressaltar a postura governamental que vem deixando a desejar nesse assunto. Por consequência estima-se que os fumantes atuais consumam cerca de 6 trilhões de cigarros todos os anos. Por isso, os jovens muitas vezes sem as instruções corretas e com o acesso fácil à tais substâncias acabam se "deixando levar". Assim é possível ver a omissão do Governo que influencia na vida de muitas pessoas.
Conclui-se então, que medidas precisam ser tomadas para diminuir o tabagismo no Brasil. Portanto, o Governo em conjunto com o Ministério da Saúde devem promover campanhas de conscientização da população. Devem fazer panfletos e vídeos explicativos sobre os riscos à saúde, com ênfase na população jovem do país . Para que assim, todos vejam os perigos de tais atos e busquem prazer e felicidade em formas mais seguras de lazer.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#49949
A série "O Gâmbito da Rainha" produzida pela Netflix, retrata em várias cenas o consumo excessivo do cigarro como forma de lazer e prazer. Em situação análoga a que é vivenciada na série, o tabagismo está muito presente na sociedade atual, apesar de ser prejudicial a saúde. Assim, é lícito afirmar que a questão cultural e a negligência governamental contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.

Sob esse viés, pode-se citar como impulsionadora dessa causa a questão cultural. Já que, no passado fumar era um hábito comum, como retratado na série "Os Brigertones" da Netflix, que se passa no século 19, tais hábitos, mesmo com diminuição, se perpetuam até os dias atuais onde os jovens são o público mais atingido.
* Fora da estrutura, faltou argumentação e arrematação

Ademais, vale ressaltar a postura governamental que vem deixando a desejar nesse assunto. Por consequência, estima-se que os fumantes atuais consumam cerca de 6 trilhões de cigarros todos os anos < tirou esse dado da onde?]. Por isso, os jovens muitas vezes sem as instruções corretas e com o acesso fácil à tais substâncias acabam se "deixando levar". Assim, é possível ver a omissão do Governo que influencia na vida de muitas pessoas. < pouca argumentação, tem que problematizar mais]

[faltou conectivo] Conclui-se então, que medidas precisam ser tomadas para diminuir o tabagismo no Brasil. Portanto, o Governo em conjunto com o Ministério da Saúde devem promover campanhas de conscientização < é uma ação ineficaz, poderia ser considerada uma intervenção nula por isso] da população por meio de panfletos e vídeos explicativos sobre os riscos à saúde, com ênfase na população jovem do país . Para que assim, todos vejam os perigos de tais atos e busquem prazer e felicidade em formas mais seguras de lazer.
* Faltou detalhamento
* Procure seguir a estrutura: ... Cabe ao Estado (agente), fazer isso (ação), por meio daquilo (meio/modo), a fim disso (finalidade)..." + detalhar algum desses elementos, por exemplo: ... Cabe ao Ministério tal, responsável por tal área,... (detalhamento do agente)
#49971
Nbeka escreveu:@joanavitoria e @jherodrigues vocês podem corrigir a minha redação? Agradeço desde já.
Claro! Irei ler e depois te dou um feedback <3
#49982
Oi! Aqui está minha correção. Se eu tiver avaliado algo erroneamente pode me avisar :)
* = Erros de ortografia e pontuação que corrigi ao longo da leitura.

Introdução

A série "O Gâmbito da Rainha"*, produzida pela Netflix, retrata, em várias cenas, o consumo excessivo do cigarro como forma de lazer e prazer. Em situação análoga a que é vivenciada na série, o tabagismo está muito presente na sociedade atual, apesar de ser prejudicial* à* saúde. Assim, é lícito afirmar que a questão cultural e a negligência governamental contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.

Sua introdução está boa, mas lembre-se de que o tema é o enfrentamento ao tabagismo no Brasil, e você apenas aborda o tema como o tabagismo sendo um entrave em geral. Ademais, há alguns erros de pontuação e ortografia que é bom se atentar (revisar o texto atentamente antes de passar a limpo ajuda muito).

Desenvolvimento I

Sob esse viés, pode-se citar como impulsionadora dessa causa a questão cultural, *já que, no passado,* fumar era um hábito comum, como retratado na série "Os Brigertones" da Netflix, que se passa no século 19.* Tais hábitos, mesmo com diminuição, se perpetuam até os dias atuais,* onde os jovens são o público mais atingido.

Se atente ao uso de conectivos, sempre use-os ao final de cada período; isso interliga as partes do seu texto. Além disso, achei que você poderia ter argumentado mais acerca da problemática, explicando, por exemplo, por que fumar era e ainda é um hábito comum e quais são as consequências desse hábito na saúde dos indivíduos.

Desenvolvimento II

Ademais, vale ressaltar a postura governamental,* que vem deixando a desejar nesse assunto. Por consequência,* estima-se que os fumantes atuais consumam cerca de 6 trilhões de cigarros todos os anos. Por isso, os jovens,* muitas vezes sem as instruções corretas e com o acesso fácil à tais substâncias,* acabam se "deixando levar". Assim,* é possível ver a omissão do Governo que influencia na vida de muitas pessoas.

Ao citar dados, se assegure de sempre colocar a fonte para provar que o que você está dizendo é verdade. Também se atente ao uso de coloquialismos ("se deixando levar", "vem deixando a desejar).

Conclusão

Conclui-se,* então, que medidas precisam ser tomadas para diminuir o tabagismo no Brasil. Portanto, o Governo,* (agente) em conjunto com o Ministério da Saúde,* devem (ação) promover campanhas de conscientização da população, por meio de* (modo) panfletos e vídeos explicativos sobre os riscos à saúde, com ênfase na população jovem do país,* para que assim* (finalidade) todos vejam os perigos de tais atos e busquem prazer e felicidade em formas mais seguras de lazer.

Faltou detalhamento, e, além disso, não se é recomendado utilizar a palavra "conscientização" na sua proposta; ao invés disso, você pode usar, por exemplo "campanhas midiáticas" ou "palestras educativas".

No geral, parabéns pela sua redação! Você possui muito potencial, só gostaria que se atentasse a esses pontos:
- Analise todas as palavras do tema (por exemplo, no tema "A persistência da violência contra a mulher no Brasil", você deve explicar por que a violência contra a mulher persiste na sociedade brasileira, não só no mundo em geral).
- Estudar o uso da vírgula e se atentar a erros de ortografia, sempre revisando o texto antes de passar a limpo;
- Usar conectivos ao começo de cada período;
- Problematizar mais a argumentação;
- Sempre colocar fontes ao citar dados;
- Evitar uso de coloquialismos;
- Não se esquecer do detalhamento na conclusão e evitar a palavra "conscientização" como proposta de intervenção.

Acredito que, se você focar nesses pontos, sua nota vai aumentar muito mais. Continue treinando, você é capaz <3
A busca pela aparência perfeita

A busca descontrolada pela aparência perfeit[…]

XxDamastco pode avaliar, por favor?

NayraSantos marliac Juliana2020 EduardoP[…]

Inspirado nos relatos da professora norte-american[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM