Avatar do usuário
Por robson2003b
Quantidade de postagens
#128232
"Tomate não dá, iorgute não dá, tem que sobrar pra comprar sabão". À luz da canção Pra ver se melhora, da cantora brasileira Elza Soares, fica claro que o endividamento das famílias brasileiras gera um cenário patológico na sociedade, visto que, sem dinheiro, as famílias retiram itens básicos das listas de compras para adquirir somente produtos essenciais. Diante do exposto, é fulcral analisar os fatores que corroboram para a persistência dessa problemática e para a criação de músicas como de Elza Soares: a ineficiência das escolas e a inação do Estado.

Em primeira análise, é fundamental compreender a ineficácia das instituições de ensino em promover um currículo plural, que inclua a educação financeira, como um fator para a manutenção dessa problemática. Conforme o educador brasileiro Paulo Freire, a formação dos educandos deve ser crítica e libertadora, entretanto, a atual conjuntura vigente no Brasil destoa das ideologias freirianas, haja vista a ausência de práticas que efetivem o ensino da matemática financeira nos educandários, o que, por sua vez, cimenta o caótico cenário de inadimplência do país.

Paralelamente, a inação do Governo Federal em promover programas que ajudem os cidadãos a regularizarem suas dívidas, é motor para a persistência desse cenário. Dessa forma, alude-se ao artigo quinto da Constituição Federal de 1988, a qual garante, dentre outras coisas, à liberdade e à moradia. Porém, o cerceamento do acesso ao crédito impossibilita o acesso desses direitos previstos na carta magna do Brasil, fomentando o caótico cenário nacional.

Portanto, conclui-se que é dever do Estado brasileiro, junto às instituições de ensino, promover a criação de programas sociais para, assim, atenuarem-se os índices de endividamento da população brasileira. Ademais, o MEC deve ser responsável pela difusão de informações educativas por meio de panfletos e cartilhas, visando a atenuação da realidade de endividamento do país. Sendo assim, com a aplicação dessas medidas, o Brasil poderá deixar, em médio a longo prazo, de apresentar essa realidade patológica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por robson2003b
Quantidade de postagens
#128233
Olá, queridos. Prestei recentemente um concurso público para professor de língua inglesa, fui muito bem na prova objetiva, mas estou apreensivo com a última nota, que será a redação. Vocês poderiam avaliar a minha redação, por favor.

@Maxy
@TavioCorteze
@lais458
0
Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#128297
@robson2003b

Pontos positivos:

1. Introdução contextualizada com referência à música de Elza Soares.

2. Argumentação bem estruturada, com análise dos fatores que contribuem para o endividamento das famílias.

3. Uso adequado de repertório sociocultural para fundamentar as ideias apresentadas.

4. Proposta de intervenção coerente e detalhada, indicando a responsabilidade do Estado e das instituições educacionais.

Pontos a melhorar:

1. Cuidado com a coesão textual: em alguns momentos, há falta de conectivos que poderiam tornar a progressão textual mais fluida.

2. Revisão gramatical: atente-se à concordância verbal e nominal para evitar possíveis deslizes linguísticos.

Dicas para melhorar sua escrita:

1. Utilize mais conectivos (por exemplo: no entanto, além disso, assim sendo) para articular melhor as ideias ao longo do texto.

2. Revise cuidadosamente aspectos gramaticais como concordância verbal e nominal.

3. Busque diversificar ainda mais seus exemplos e argumentos para enriquecer sua argumentação.

No geral, sua redação está muito boa! Continue praticando e prestando atenção aos detalhes apontados para aprimorar cada vez mais sua escrita dissertativa-argumentativa dentro dos critérios exigidos pelo Enem. Parabéns pelo seu esforço!
0
Avatar do usuário
Por robson2003b
Quantidade de postagens
#128319
@lais458, Obrigado pela correção <3. Espero que os corretores da banca pensem semelhate a você sksksks. Thanks :D
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
174 Exibições
por maysa1092
0 Respostas 
259 Exibições
por maysa1092
Meios para combater o endividamento no Brasil
por lica02    - In: Outros temas
0 Respostas 
112 Exibições
por lica02
3 Respostas 
603 Exibições
por deboraaa
4 Respostas 
216 Exibições
por mariacamily
0 Respostas 
117 Exibições
por Wes56178181
0 Respostas 
124 Exibições
por marinete
Direitos da população idosa brasileira
por Rayelli    - In: Outros temas
6 Respostas 
664 Exibições
por Samara102006
Envelhecimento da população brasileira
por Vivianolix    - In: Outros temas
3 Respostas 
223 Exibições
por Vivianolix
0 Respostas 
71 Exibições
por Laisalgs

Ao longo dos anos, na sociedade, houve pandemias q[…]

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM