Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#131043
No filme "À Procura da Felicidade", a jornada de Chris Gardner é retratada enquanto ele enfrenta grandes dificuldades para se manter e sustentar seu filho devido à falta de renda fixa, levando a uma vida cheia de dívidas. Fora da ficção, a realidade brasileira não está tão distante dessa situação, evidenciando um alto índice de endividamento na nação. Diante desse contexto, é crucial examinar os fatores que geram essa conjuntura, como a ausência da educação financeira e o consumismo.

Sob esse viés, é crucial destacar que a falta de orientação financeira agrava o quadro de endividamento no Brasil. Segundo o filósofo italiano Norberto Bobbio, a democracia implica na garantia de condições igualitárias para que todos possam participar da vida política e social. No contexto atual de endividamento, indivíduos sobrecarregados por dívidas enfrentam restrições severas em sua participação democrática, dificultando o pleno exercício de seus direitos políticos, como o voto, na qual essa problemática é agravada pela falta de educação financeira na população, que enfrenta desafios significativos na gestão de suas finanças pessoais. Como resultado, ocorre um cenário de acumulação de dívidas que não apenas ameaça seus bens materiais, mas também compromete seus direitos civis, ampliando as desigualdades sociais e minando os princípios democráticos fundamentais.

Além disso, é válido ressaltar que o padrão de vida que os indivíduos querem não condiz com sua condição financeira. Diante dessa perspectiva, o autor polonês Zygmunt Bauman comenta sobre o consumismo com a seguinte frase: "Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir, é o desejo insaciável de continuar consumindo". Dessa maneira, influências externas, como mídia e padrões sociais, promovem um estilo de vida baseado no consumo excessivo, levando as pessoas a se endividarem na tentativa de alcançar um padrão de vida insustentável. Logo, esse cenário gera vulnerabilidades sociais e psicológicas, como aumento de distúrbios mentais e busca por alternativas informais, destacando a urgente necessidade de melhorias.

Portanto, é imprescindível implementar mudanças significativas para mitigar as críticas relacionadas ao endividamento no Brasil. O Ministério da Fazenda, em colaboração com MEC, deve incluir na grade curricular das escolas disciplinas que promovam a educação financeira. Tal medida, visa preparar a comunidade para enfrentar desafios futuros sem problemas com dinheiros. Ademais, o Ministério do Planejamento, em parceria com o SEBRAE, deve realizar campanhas de orientação financeira para os cidadãos brasileiros por meio de suas plataformas sociais, tendo iniciativas de educar a população sobre os perigos do consumismo exacerbado e como evitar armadilhas dividas no dia a dia. Assim, tais medidas visam reduzir o elevado índice de endividamento na sociedade brasileira e também promover maior inclusão social ao capacitar os cidadãos para uma gestão de finanças mais consciente e eficaz.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
880
pontos
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#131125
lais458 escreveu:@Felipe082
@OlrenBeat
@Marlonnluis
@Caiunao
@Zenebra
Olá! Não estou muito ativo no site nesses últimos dias, talvez fazendo jus às férias, mas aqui estou com a sua correção.

https://www.mediafire.com/file/0cm4l5ne ... 6.pdf/file

Espero que tenha te ajudado! Lembre-se que eu não sou corretor profissional e estou sujeito a ter cometido falhas nesses apontamentos. De qualquer forma, bons estudos! Que Deus abençoe! Parabéns pela produção.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
o endividamento da nação
por lais458    - In: Outros temas
0 Respostas 
34 Exibições
por lais458
0 Respostas 
39 Exibições
por jjaque15
Meios para combater o endividamento no Brasil
por lica02    - In: Outros temas
0 Respostas 
146 Exibições
por lica02
O Endividamento da População Brasileira
por robson2003b    - In: Outros temas
4 Respostas 
247 Exibições
por robson2003b
0 Respostas 
117 Exibições
por Janaalbrit

Segundo o empresário estadunidense Steve Jobs: &qu[…]

O livro "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

A lei seca foi implementada com o intuito de evita[…]

EXCLUIR REDAÇÃO!!!

Você poderia excluir a minha primeira redação de &[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!