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Por Dayvini
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#128732
O art. 1º da Constituição Federal estabelecida em 1988 preconiza a garantia dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. No entanto, essa garantia muitas vezes não se efetiva na prática, uma vez que persistem condições precárias de emprego, especialmente para os cidadãos de baixa renda, os quais frequentemente não conseguem usufruir de todos os seus direitos trabalhistas, muitas vezes por falta de conhecimento sobre como reivindicá-los. Torna-se evidente que a falta de escolaridade e a má alocação de verbas públicas são fatores que agravam esse problema.

Inicialmente, destaca-se a importância da educação adequada para combater o empreendedorismo informal. A escassez de oportunidades formais de trabalho contribui significativamente para essa realidade, levando muitos a optarem por trabalhos informais, nos quais não têm acesso às proteções previstas pela legislação trabalhista. Segundo Gustavo Barreto, essa situação configura um equívoco, pois muitas pessoas não possuem o conhecimento necessário para iniciar seus próprios negócios e enfrentam dificuldades na inserção no mercado de trabalho formal, privando os cidadãos de direitos fundamentais, como a educação de qualidade e o emprego digno, assegurados pela Constituição.

Além disso, é crucial destacar a má gestão das verbas públicas como impulsionadora do desemprego no Brasil. Segundo o IBGE, apenas 30% das empresas permanecem em atividade após dez anos de funcionamento. Diante disso, percebe-se a falta de investimento em cursos para capacitação de empreendedores ou trabalhadores terceirizados. A crise provocada pela pandemia de COVID-19 e o fechamento de grandes empresas no Brasil têm contribuído para o aumento do desemprego, enquanto os investimentos para reverter essa situação são escassos. Portanto, é inaceitável que esse cenário perdure.

Diante desse contexto, é imperativo que o poder executivo intervenha para combater a baixa escolaridade e a má gestão das verbas públicas. Isso pode ser realizado por meio de um amplo programa de empreendedorismo, em parceria com universidades e instituições do sistema S (Senai, Sesi e Senac), visando à capacitação e ao apoio aos empreendedores. Espera-se que, com essa iniciativa, o empreendedorismo se torne uma solução eficaz para o desemprego, contribuindo para a efetivação dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa previstos no art. 1º da Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Flicker2307
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#129466
Olá, @Dayvini!

Introdução:
O art. 1º da Constituição Federal estabelecida em 1988 preconiza a garantia dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. No entanto, essa garantia muitas vezes não se efetiva na prática, uma vez que persistem condições precárias de emprego, especialmente para os cidadãos de baixa renda, os quais frequentemente não conseguem usufruir de todos os seus direitos trabalhistas, muitas vezes por falta de conhecimento sobre como reivindicá-los. Torna-se evidente que a falta de escolaridade e a má alocação de verbas públicas são fatores que agravam esse problema.

1. Nessa parte "Torna-se evidente que a falta de escolaridade e a má alocação de verbas públicas são fatores que agravam esse problema." senti falta de um conectivo no início, algo como "Nesse sentido", "Assim".
2. Você não respondeu à pergunta do tema e em nenhum momento fala "empreendedorismo". Tome cuidado com isso, você deve trazer o recorte do tema logo na introdução.

D1:
Inicialmente, destaca-se a importância da educação adequada para combater o empreendedorismo informal. A escassez de oportunidades formais de trabalho contribui significativamente para essa realidade, levando muitos a optarem por trabalhos informais, nos quais não têm acesso às proteções previstas pela legislação trabalhista. Segundo Gustavo Barreto, essa situação configura um equívoco, pois muitas pessoas não possuem o conhecimento necessário para iniciar seus próprios negócios e enfrentam dificuldades na inserção no mercado de trabalho formal, privando os cidadãos de direitos fundamentais, como a educação de qualidade e o emprego digno, assegurados pela Constituição.

1. O tema não trata apenas do empreendedorismo informal, fala no geral e da forma como você iniciou o seu parágrafo, deixa sua opinião implícita de que o empreendedorismo não é bom.
2. Ao adicionar seu repertório "Segundo Gustavo Barreto, ..." você não especificou quem era Gustavo Barreto ou as contribuições dele na área que atua. É um autor? pesquisador? pensador? de qual país?
3. Ainda sobre o repertório, achei ele muito longo. Você poderia ter simplificado mais, ou dividido em dois períodos, assim:

"Segundo Gustavo Barreto, essa situação configura um equívoco, pois muitas pessoas não possuem o conhecimento necessário para iniciar seus próprios negócios e enfrentam dificuldades na inserção no mercado de trabalho formal. Dessa forma, os cidadãos são privados de direitos fundamentais, como a educação de qualidade e o emprego digno, assegurados pela Constituição."
4. Achei o encaixe do seu argumento sobre a falta de educação adequada com o empreendedorismo informal um pouco confuso, faltou uma articulação maior para ocorrer essa ligação.

D2:
Além disso, é crucial destacar a má gestão das verbas públicas como impulsionadora do desemprego no Brasil. Segundo o IBGE, apenas 30% das empresas permanecem em atividade após dez anos de funcionamento. Diante disso, percebe-se a falta de investimento em cursos para capacitação de empreendedores ou trabalhadores terceirizados. A crise provocada pela pandemia de COVID-19 e o fechamento de grandes empresas no Brasil têm contribuído para o aumento do desemprego, enquanto os investimentos para reverter essa situação são escassos. Portanto, é inaceitável que esse cenário perdure.

1. No período "Além disso, é crucial destacar a má gestão das verbas públicas como impulsionadora do desemprego no Brasil." novamente senti falta do recorte completo do tema.
2. Tome cuidado ao usar "Portanto" no desenvolvimento. Ele é corretamente usado na conclusão.

Conclusão:
Diante desse contexto, é imperativo que o poder executivo intervenha para combater a baixa escolaridade e a má gestão das verbas públicas. Isso pode ser realizado por meio de um amplo programa de empreendedorismo, em parceria com universidades e instituições do sistema S (Senai, Sesi e Senac), visando à capacitação e ao apoio aos empreendedores. Espera-se que, com essa iniciativa, o empreendedorismo se torne uma solução eficaz para o desemprego, contribuindo para a efetivação dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa previstos no art. 1º da Constituição Federal.

1. Muito boa a conclusão, mas apenas nela você trouxe que o empreendedorismo é uma solução que pode ser eficaz. Durante os outros parágrafos sua opinião sobre isso ficou muito implícita, o que não é interessante para o seu texto.

No geral, senti que o seu texto deixou o tema muito escondido, não trazendo uma relação direta entre empreendedorismo e desemprego. Peço que se atente a isso. Enfim, você tem potencial, basta relacionar bem o tema com os seus argumentos e irá longe!

Você não explicitou a banca, então vou colocar a pontuação no modelo enem.

Te desejo uma boa escrita!

Assinado por Flicker2307
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