No entanto, também está cheia de discursos de ódio, seja em grupos, postagens, comentários, etc. As principais vítimas são na maioria, grupos de pessoas negras, com diferentes crenças e, principalmente a comunidade LGBT+. Isso mostra que o Brasil, apesar da fama de acolhedor e hospitaleiro, se comporta de forma diferente na internet.
Ainda convém lembrar os ataques que acontecem direcionados à certa pessoa, seja pessoalmente ou na internet. Todos os dias, milhares de pessoas são vítimas da intolerância disfarçada de liberdade de expressão. Pessoas que recebem ódio gratuito, e muitas vezes morrem, seja por cor, orientação sexual ou religião. Inclusive, a maior demonstração de intolerância religiosa que tivemos foi o nazismo.
Dessa forma, fica claro que a maioria desses ataques na internet são feitos por indivíduos que acreditam que por ser um espaço amplo, é uma terra sem lei. Por mais que lá existam meios de denúncia, o discurso de ódio na internet ainda não é considerado crime. Porém, fora da internet sim. O mais cabível a se fazer seria a difusão de que esta prática é errada e ilegal, para todos os públicos, pois esse termo ainda é desconhecido por muitos, que acabam ajudando a propagá -lo. Palestras em escolas também são válidas, para o processo de conscientização desde a infância.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.