Nessa perspectiva, a negligência estatal impede seriamente o direito à saúde no presídio no país. Nesse contexto, segundo Thomas Hobbes- importante ilustre filósofo- é dever do Estado garantir meios que proporcionam o processo da coletividade. Todavia, no Brasil esse papel é cruelmente deturpado, visto que o poder público não garante, de forma eficaz, à saúde na agregação penitenciária devido à falta de investimento no setor, isso ocorre pois o descaso da máquina pública ignora essa necessidade básica. Logo, é necessário fazer valer, na prática, o princípio abordado por Hobbes.
Ademais, a carência de debates é outro fator determinante da lamentável permanência dessa problemática social no país. Sob essa óptica, segundo Jonh Looke- importante filósofo iluminista- dissertou que a função do governo é garantir a efetivação dos direitos inalienáveis à todos os cidadãos, igualitariámente, para promover o bem-estar social. Nesse âmbito, observa-se que a sociedade hodierna se distingue da máxima pregada pelo pensador, já que a entidade difundida pela mídia incúria a discussão de tema importante, como à saúde necessária na prisão, o que, como resultado, a exiguidade de campanha governamental e midiática, direcionada à massa populacional detida. Desse modo, percebe-se extrema urgência em combater esse quadro alarmante.
Portanto, o direito fundamental à saúde no sistema penitenciário brasileiro ser revestido, e assim, reduzir o silenciamento em torno do tema. Além disso, cabe ao Poder Executivo- responsável por assegurar os direitos e deveres de todos os cidadãos- oferecer melhorias às celas, por intermédio da redução do abarrotado do presídio e a ação de atenção básica à saúde. Além disso, a fim de ato deve ser efetiva pela implantação de "Plano de Saúde no Sistema Penitenciário", conjunto com à mídia socialmente engajado palestras e debates, o qual irá contar com profissionais da área da saúde. Destarte, pode-se concretizar a "Utopia" de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada