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Por iBrNick
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#118251
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação quem, no contexto hodierno , enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a falta de educação no sistema prisional brasileiro representa uma antítese á máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a exclusão feita pela sociedade.

De inicio, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem papel inerte em relação ao direito á educação nos presídios brasileiros. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito a educação. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a falta de educação dentro dos presídios.

Por conseguinte, engendra-se a exclusão praticada pela sociedade. Posto isso, de acordo com o IBGE menos de 95 mil presos estudam dentro dos presídios, de um total de mais de 730 mil presos. Diante de tal exposto, com isso e agregado a falta de experiência no mercado de trabalho, grande parte dos presidiários quando são soltos não conseguem emprego. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental na falta de educação no sistema prisional brasileiro. Assim, a fim de melhorar a educação nos presídios, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério da Justiça, criar formas de implementar a educação aos encarcerados. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de palestras nos presídios explicando a importância da educação e como pode melhorar a vida. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por OlrenBeat
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#118345
NOTA FINAL 940!
Comentários sobre a redação:

No geral, sua redação apresenta uma estrutura adequada e você aborda o tema proposto de forma coerente. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para tornar seu texto mais claro e coeso.

1. Introdução:

- Sua introdução está bem elaborada ao contextualizar o lema positivista "Ordem e Progresso" na bandeira nacional brasileira.

- No entanto, é importante que você expresse claramente qual é o problema central que será discutido no desenvolvimento do texto. Nesse caso, seria interessante mencionar explicitamente a falta de educação no sistema prisional como um dos estorvos para o desenvolvimento da nação.

2. Desenvolvimento:

- Seu primeiro parágrafo argumentativo começa com uma citação de Thomas Hobbes relacionada à responsabilidade do Estado em promover o progresso da sociedade.

- É necessário fazer uma conexão mais clara entre essa citação e a problemática da falta de educação nos presídios brasileiros.

- Além disso, evite usar termos vagos como "débil ação do Poder Público". Procure especificar quais são as falhas específicas das autoridades em relação à garantia do direito à educação nas prisões.

3. Argumentação:

- Em seu segundo parágrafo argumentativo, você traz dados estatísticos sobre a baixa taxa de estudantes dentro dos presídios brasileiros.

- Esses dados são relevantes para sustentar sua argumentação sobre exclusão social após cumprimento da pena.

- No entanto, é importante explicar com mais detalhes por que essa falta de acesso à educação resulta em dificuldades na reinserção desses indivíduos no mercado de trabalho.

4. Proposta de intervenção:

- Sua proposta de intervenção é adequada ao sugerir que o Ministério da Justiça crie palestras nos presídios para conscientizar os detentos sobre a importância da educação.

- No entanto, é importante fornecer mais detalhes sobre como essas palestras seriam implementadas e quem seria responsável por sua execução.

- Além disso, você pode incluir outras medidas complementares, como parcerias com instituições educacionais ou programas de capacitação profissional dentro dos presídios.

No geral, sua redação apresenta uma boa estrutura argumentativa e utiliza repertório sociocultural relevante. Para melhorar seu texto, sugiro que você revise alguns pontos específicos mencionados acima e procure desenvolver suas ideias com maior clareza e profundidade. Lembre-se também de utilizar conectivos adequados para articular as partes do texto.

Continue praticando a escrita e buscando exemplos concretos para embasar seus argumentos. Com o tempo, você irá aprimorar ainda mais suas habilidades na produção textual!

Sua redação possui 21 desvios!
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118346
1- desvios gramaticais;
2-tente desdobrar mais a sua argumentação, apresente causas, consequências e exemplos.
Muito bem!:)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
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#118347

recomendo assistir essa playlist para aumentar o seu conhecimento sobre redação.

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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