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Por Chisca
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O Dia Internacional da Mulher foi resultado de diversas lutas e manifestações ao longo dos anos e simboliza, acima de tudo, a luta internacional das mulheres pela paz, por direitos civis, por condições de vida justa e pelo término das desigualdades e injustiças. entretanto, é perceptível a continuidade do padrão de desigualdades e discriminação relacionada ao sexo feminino. Nesse contexto, em relação a igualdade de gêneros em discussão no século XXI, notam-se desafios ligados às disparidades entre homens e mulheres na sociedade brasileira.
Primeiramente, é indubitável ressaltar que a paridade de gênero se conformou com a promulgação da Constituição de 1988, ao estabelecer que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. No entanto, uma pesquisa revelou que o Brasil é o quinto país mais violento para mulheres de um total de 83 nações. Desse modo, nota-se que a realidade feminina demonstrada em números difere da igualdade consignada na legislação brasileira.
Outrossim, salários menores em cargos iguais, assédio moral e sexual, violência doméstica e feminicídio são somente alguns dos problemas enfrentados por mulheres. Isso demonstra a urgência na mobilização da sociedade brasileira quanto à importância da mulher como uma integrante da mesma. Inclusive, o percurso da mulher ao longo do tempo foi bem diferente da trajetória do homem, pois a mulher num primeiro momento não possuía quaisquer direitos, mas foi conquistando seu reconhecimento como indivíduo de direitos e deveres ao longo da história.
Evidencia-se, portanto, que a disparidade de gêneros remete ao ideário patriarcal intimamente ligado ao processo de construção de gênero e transmitido a gerações e que faz-se essencial a educação nesse processo de mudança. Por conseguinte, é primordial governos e empresas fomentar o empoderamento feminino e incorporar em suas práticas valores que visem à equidade de gênero, como a ocupação de mulheres em cargos de destaque e o pagamento de salários igualitários, com a finalidade de propiciar uma vida mais justa e equitativa para as mulheres.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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