• Avatar do usuário
#40495
A modernização trouxe consigo um novo tipo de preocupação; o descarte de componentes eletrônicos. Muitos aparelhos são descartados erroneamente pelos seus usuários, sejam eles baterias, pilhas, dvd ou qualquer outro tipo de eletrônico que não tenha mais funcionalidade. Tal descarte é feito, ou melhor, não e feito de forma que seja responsável e não maléfica para o ambiente.

Por conta disso o descarte feito de maneira incorreta acarreta diversos problemas para o ambiente, pois como muitos componentes são de materiais que levam décadas para se decompor e alguns ate radioativo, isso implica que esses componentes terá uma vida maior que seus usuários, isso mostra uma irresponsabilidade por parte dos usuários e uma relativa falta de consciência por parte da empresas.

Com isso fica claro que é necessária uma politica de conscientização por parte das empresas para com a população e tal politica pode mostrar como fazer o descarte de forma sustentável e de maneira correta para minimizar os impactos negativos que os componentes trazem. Tais politicas podem vir por meio de campanhas, informes educativos ou propagandas.

Outra medida interessantes seria focar no consumismo desenfreado da população, pois muitas vezes o aparelho eletrônico esta funcional, porem não esta mais na geração mais recente deste aparelho, isso faz com que uma parcela da população o descarte e vá atrás de algo mais atual, entretanto o aparelho antigo ainda tem funcionalidade.

Portanto com medidas que conscientize a população para o consumismo e para o descarte correto, o impacto que os componentes fizerem será o menor para o planeta e também para a saúde humana, mas para isso é preciso empenho de todas as partes envolvidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#40721
(Fuvest) A apropriação cultural é uma forma de mudar nossa sociedade?

A diversidade de culturas presentes no mundo transformou a convivência na sociedade, visto que as quais se mesclaram em países não-nativos, o que auxiliou o estabelecimento da expansão capitalista e surgimento de novas culturas originadas por junções de duas culturas distintas.
A apropriação cultural é uma grande aliada ao sistema capitalista, de modo que as culturas transformaram-se em atividades econômicas. As empresas de fast food dominaram o mundo entre os anos 80 e 00, que é considerado modelo de uma apropriação cultural Norte-Americana, que por sua vez gera dinheiro para o país que adotou a cultura distinta. O Japão, uma das maiores potências mundiais, faturou aproximadamente 140 Bilhões de reais com o consumo de fast food, aproximadamente 1.100 reais per capita. Dessa maneira, observa-se como apropriar culturalmente gera lucros e internacionalização das culturas, visto que foi abrangido apenas a parte alimentícia, sem mencionar costumes e práticas que foram difundas nessa apropriação.
A união de duas culturas distintas em busca de agradar o público alvo é preponderante para o sucesso e a aceitação do produto, na medida que não ofenda ao próximo. Quando se une etnias diferentes em busca do produto que agrada as duas partes, deve se tomar preocupações, em virtude pelo que ocorreu com uma cantora de pop que ao homenagear uma etnia, utilizou uma citação sagrada em forma de remix. A marca teve uma desvalorização de 17% e perdeu alguns de seus patrocinadores, além da revolta gerada pelo público. O primordial nas apropriações culturais é manter o respeito e a integridade emocional da etnia , de maneira que se equilibre o respeito e o ganho, para que todos sejam beneficiados .
A apropriação cultural se equivale em pontos positivos e negativos, no mérito de unir diferentes etnias com o propósito de internacionalizar as culturas e a valorização das mesmas, além da questão econômica . Entretanto, quando não é pesquisado e averiguado por pessoas das próprias etnias, pode acabar por ser algo ofensivo e desrespeitoso
Abuso sexual infantil

Boa noite, você escreve muito bem, mas recom[…]

Celular um amigo ou inimigo?

É notório que, na modernidade contem[…]

Invisibilidade e Registro civil

No romance filosófico "Utopia" cr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM