A princípio, ressalta-se uma das maiores consequências do grande desperdício de alimentos o planejamento inadequado ou a falta dele, visto que, muitas famílias que compram produtos em grande abundância com a intenção de "melhor sobrar do que faltar", acabam não usando toda a quantidade, e assim, alimentos que possuem a aparência fora do padrão e estão próximos da data de validade, vão para o lixo. Consoante ao exposto, o planejamento é de suma importância para evitar tal desperdício, de forma que outras pessoas tenham acesso ao produto, principalmente aquelas em condições de vulnerabilidade.
Ademais, é fundamental apontar que grande parte da perda de alimentos acontece durante o manuseio e logística na produção, visto que, nesses processos os produtos são perdidos nas distribuições impróprias e nos sistemas de abastecimento. Nesse contexto, o historiador britânico Arnold J. Toynbee já afirmava: "Os componentes da sociedade não são os seres humanos, mas as relações que existem entre eles". Essa conjuntura comprova que a negligência é uma das maiores causas da manutenção da fome no mundo, enquanto há milhões de toneladas de alimentos desperdiçados, há milhões de pessoas passando fome. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por intermédio de fiscalizações e regulamentações, realizem ações mais rígidas nos meios de produção e durante todo o manuseio dos alimentos, promovam nas mídias campanhas publicitárias para conscientizar a sociedade sobre o planejamento de compras e a importância de doações, a fim de evitar que alimentos de boa qualidade para o consumo humano seja jogado fora. Assim, consolidara-se uma população mais favorável e esperançosa igualitariamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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