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Por Ruy88
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A Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, garante ao cidadão brasileiro o direito à educação. Entretanto, o desmonte das universidades públicas impedem a consolidação dessa virtude concedida pela carta magna. Com isso, há de se analisar os contribuintes para esse problema, tais como o Estado e as multincaionais do setor eduacional.

Primeiramente, válido destacar a indiligência do Estado como o principal fator para essa problemática. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), à educação é o direito indispensável na formação profissional e moral de cada indivíduo. Nessa perspectiva, a Federação brasileira, mesmo sendo um país que adota os princípios da ONU como base em sua Constituição, não consegue atingir as expectativas de uma nação humanizada, pois o direito educacional é desrespeitado pelos entes federativos, considerando o fator negativo ligado ao possível desmonte do centros universitários públicos do país. Nesse sentido, é imprescindível encontrar estratégias que mudem essa realidade.

Outrossim, está relacionado as companhias multinacionais do setor educacional . Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os grupos de ensino privado contam com 46% de alunos matriculados em suas instituições. Certamente, isso é algo preocupante, visto que grandes parcelas de subsídios tem sido aplicadas nessas empresas, além de acolherem uma porcentagem elevada de discentes para essaes centros acadêmicos, o qual corrobora para desmontagem das redes de ensino superiores públicas do Brasil. Dessa forma, é necessário encontrar medidas que solucionem essa problemática.

Nesse sentido, é essencaial que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação reafirme seu compromisso com os setores formação superiores públicos do país, por meio de projetos que ampliem as verbas destinadas a esses locais, ulltilizando devidamente os impostos cobrados aos cidadãos. Ademais, às Universidades públicas devem lançar editais que aumentem o número de vagas para os acadêmicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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