Diante desse cenário, o descaso do Estado, principalmente na esfera legislativa, contribui para a permanência da violência. Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão possui direito à segurança de qualidade. Todavia, nota-se que tal prerrogativa encontra-se negada para a sociedade. Desse modo, embora as leis existam, o fato da falta de proteção impedem que a sociedade tenha sossego. Assim, enquanto o descaso do Estado se mantiver, infelizmente, a sociedade permanecerá em utopia.
Outrossim, vale destacar que, a insegurança social acaba gerando traumas na sociedade. Nesse cenário, de acordo com pesquisas divulgadas pelo IBGE, em "2020", revela que cerca de 47,2% da população se sente insegura na própria cidade. Logo, observa-se que o sonho de ver a violência solucionada não passa de um mero sonho. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade de novas leis no Brasil.
Urge, cabe ao Estado, autoridade governante de uma nação, elaborar uma legislação que reforçasse os direitos dos cidadãos, por meio de reuniões com especialistas em segurança, com o intuito de amenizar o problema da violência. Segundo assim, espera-se que a violência não seja mais um problema e que a sociedade possa finalmente, "viver bem".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.