Avatar do usuário
Por everfolks
Quantidade de postagens
#123617
Segundo o filósofo John Locke, a função fundamental do Estado é garantir o direito de todos os cidadãos, porém, a ineficácia dessa unidade é evidente em diversos aspectos sociais. Desse modo, faz-se plausível nomear o imoral descaso governamental frente às tragédias ambientais vividas no Brasil - que, com as mudanças climáticas mundiais, aumentam cada vez mais. Por certo, é imprescindível que exista a criação de medidas preventivas, para que a desumanização populacional que sucede a falta dessas possa ter seu fim.

Nesse viés, a carência de resguardo voltado às tragédias ocorridas é uma problemática que demonstra a falta de comprometimento com os vulneráveis a esses acontecimentos, e uma negligência vinda do Estado - que não garante a segurança dos residentes. Por esse ângulo, o conceito de “Cidadão de Papel”, criado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, condiz com a temática, pois alega que, independente do que está escrito na Constituição Federal, o governo não assegura os direitos dos cidadãos. Analogamente, a realidade de segurança estrutural e ambiental do brasileiro se encontra somente no papel, uma vez que não se faz presente na vida da maioria desses. Por conseguinte, forma-se um cenário de fragilidade que põe a população em constante preocupação, pois a regência não cumpre seu papel como interventor.

Outrossim, a administração do Brasil demonstra uma maiúscula falta de preocupação quanto à humanidade presente nas vítimas dos acidentes climáticos. Diante disso, a música “Construção”, de Chico Buarque, disserta sobre a maneira governamental de enxergar humanos como números, fato que ainda ocorre em diversas ocasiões, como nos desastres ambientais. À vista disso, o Estado, em virtude da facilidade oferecida por esse ponto de vista - que colabora na eufemização culposa perante à situação - insiste em tratar os afetados pelo problema como estatísticas. Assim, as pessoas não têm seus direitos individuais e necessários respeitados, pois as cautelas (básica e singular) são inexistentes.

Portanto, faz-se fulcral que o desdém diante das tragédias ecossistêmicas brasileiras seja, ao menos, posto em pausa, para evitar a sua intensificação. Dessa maneira, cabe ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pela criação e imposição de leis que regulam a natureza -, em conjunto aos aparatos de comunicação brasileiros, garantir a eficácia das medidas adotadas, por meio de um quadro mediado por ambientalistas e exibido em rede nacional (no qual o povo tenha a liberdade para expressar seus anseios sobre o assunto), a fim de conscientizar e proteger o público dos acidentes bio-ecológicos. Em suma, o governo deve cumprir suas responsabilidades com o intuito de evitar as consequências do descaso perante desafios, e, assim, estabelecer uma circunstância próxima à concepção de Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#123725
Sua redação está maravilhosa
Parabéns!!! Continue assim :)
0
Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#123737
everfolks escreveu:@Drpdc , pode corrigir?
já corrigir ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
7 Respostas 
409 Exibições
por TavioCorteze
2 Respostas 
98 Exibições
por Danielzzz
0 Respostas 
84 Exibições
por jefin2023
0 Respostas 
57 Exibições
por zSpeedy
1 Respostas 
23 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
107 Exibições
por camipimenta
Tragédias causadas por fortes chuvas
por Magadomal    - In: Outros temas
0 Respostas 
143 Exibições
por Magadomal
3 Respostas 
601 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
87 Exibições
por dudastefini
0 Respostas 
85 Exibições
por Gio005

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

:D Olá, poderia de fazer um sugestã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM