Em uma primeira análise, as porcentagens e dados sobre a violência que idosos sofrem diariamente nunca foi baixa, entretanto com o início da pandemia da Covid-19 e a quarentena que veio juntamente desse, cresceram-se 59% o número de denúncias de violência contra o idoso no Brasil, mais de 25 mil denúncias em todo o país entre março e junho de 2020, segundo números do Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Portanto, é válido lembrar que esses dados são os resultados de situações que são presenciadas diariamente, como o desrespeito e falta de paciência nas ruas, hospitais, filas de supermercado e até mesmo em suas moradias.
Exemplificando, por mais que existam os suportes para aqueles que estão sofrendo os maus tratos, dificilmente o idoso, ou idosa, em questão se posiciona diante dessas situações. Tal como, certas vezes, o idoso que fala que prefere ser violentado pelo filho do que vê-lo na prisão, alguns mesmos sequer percebem que tal tratamento não é correto, como uma espécie de relação abusiva.
Desta forma, apesar da existência de leis do Estatuto do Idoso, é notável que estas nem sempre são seguidas e muito menos temidas pela sociedade. Portanto, é de extrema importância medidas para a melhoria da fiscalização destes maus tratos, exercendo a lei com menos flexibilidade. Como também melhor supervisão da família e população, na busca de uma vida melhor e menos conturbada para aqueles que estão a mais tempo conosco.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada