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Por pedroSouz
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#118573
No filme ''wall-e" vemos a história de como, há 700 anos, o planeta Terra ficou completamente imerso em poluição devido ao lixo acumulado pela Humanidade.
Trazendo para o contexto não-fictícios, o avanço da tecnologia, e a grande produção de eletrônicos, vem gerando grandes problemas como doenças pulmonares e a poluição do meia ambiente.

Em primeiro lugar, é importante salientar que os volumes de lixo eletrônico estão aumentando mundialmente. De acordo com a "Global E-waste Statistics Partnership" (GESP), eles cresceram 21% nos cinco anos até 2019, quando 53,6 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico foram geradas. Isso ocasiona problemas pulmonares, principalmente em crianças.

em segundo lugar, é fundamental acentuar como a sociedade contemporânea agrega para o crescimento da poluição no brasil, em 2021, as prefeituras coletaram 1,2 mil toneladas de materiais como pilhas, celulares, baterias, computadores, televisores e fones de ouvido. Esse descarte indevido agrega negativamente para o meia ambiente, afetando os lenções freáticos e os organismos da fauna e da flora.

Portanto, fica evidente a necessidade de medidas para a diminuição de lixos eletrônicos, a melhor opção a ser feita é a reciclagem diminuindo o descarte indevidos desses materiais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#118575
Oi, @pedroSouz.

C1 - 120. Há alguns desvios de gramática e de convenções de escrita, além de algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 120. Acredito que a sua conclusão seja embrionária, ou seja, "muito curta devido à sua pouca produção". Não gosto desse critério do ENEM, porque ele é extremamente subjetivo.
Aumentei a nota de 120 para 200 (04/07).
C3 - 120. Os parágrafos de desenvolvimento estão muito expositivos. Desdobre mais os argumentos.
C4 - 160. No início do D2, faltou um recurso coesivo que o articule ao D1. Poderia ser o advérbio "também". Teríamos: "Em segundo lugar, também é fundamental acentuar [...]". Para que o participante alcance a nota máxima, o ENEM exige dois operadores argumentativos entre parágrafos. A conjunção conclusiva "portanto" é considerada um operador argumentativo, mas os conectivos "em primeiro lugar" e "em segundo lugar" não.
C5 - 80. A proposta de intervenção deve conter uma ação (o que vai ser feito), um agente (quem vai fazer), um meio (como vai ser feito), um efeito (para que vai ser feito) e um detalhamento (informação adicional sobre um dos elementos). Seu projeto contém apenas dois elementos: ação e efeito. O agente pode ser, por exemplo, o governo, as escolas, a mídia o Ministério da Educação, o Ministério do Meio Ambiente, entre outros, dependendo do tema. Para destacar o meio, use expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". Para o efeito, prefira "a fim de", "com o objetivo de" e "com o intuito de". Os detalhamentos mais fáceis são o do agente, em que se descreve brevemente a função do agente, e o do efeito, em que se apresenta um segundo efeito que acontecerá como consequência do primeiro.

Total - 680

Manual de correção do ENEM, em que me baseei para pontuar: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)
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