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Por lais458
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No século XIV, a convivência com o lixo era comum na Europa, sendo esta condição a causa motivadora da pandemia conhecida como Peste Negra. Com efeito, a inabilidade medieval na administração de resíduos, responsável pela disseminação da peste bubônica europeia, no qual ainda persiste na realidade do Brasil, evidenciando o caráter retrógrado do descarte da gestão de resíduos sólidos brasileira. Nesse sentido, os impactos ambientais e a omissão do Estado têm de ser desconstruídos.

A princípio, a gestão ineficiente do lixo representa obstáculo para o combate à poluição. Nesse viés, o Ministério do Meio Ambiente afirmou em 2015 que 75% dos destritos vão para lixões, que contaminam o ecossistema com ácido sulfídrico e chorume, substância capaz também de atingir os lençóis freáticos e contaminar a água. Entretanto, a gestão de fragmentos sólidos no Brasil ainda é feita inconscientemente, já que o lixo tem como principal destino terrenos baldios sem qualquer tratamento, o que se mostra grave problema ambiental e permite que se perpetue a contaminação do ar e do solo por gases tóxicos. Assim, enquanto houver imprudência na logística dos sedimentos, o Brasil permanecerá sendo conhecido como nação que polui.

Além disso, a negligência governamental é outro fator para esse cenário de ineficiência no descarte do lixo. Conforme a Conferência da Terra de 1992, que estabeleceu políticas de sustentabilidade visando um ciclo mais sustentável de produção, consumo e descarte, para promover a preservação ambiental e incentivar um estilo de vida consciente. De maneira análoga, o poder público é incapaz de cumprir com o artigo 255 da Constituição Federal de 1988, o qual estipula que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado". Em vista disso, o Brasil apenas criou ideologias, mas até hoje continua incapaz de colocá-las em prática por falta de investimento financeiro e conscientização. Logo, deixando a comunidade contemporânea vulnerável e desprovida dos privilégios prometidos.

Portanto, é fundamental buscar alternativas para minimizar o obstáculo presente na nação brasileira. O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), deve reformular as diretrizes e disponibilizar recursos financeiros para auxiliar estados e municípios na implementação da extinção dos lixões e adotar a medida de aterros sanitários. A fim de proteger a população, reduzindo significativamente a contaminação do solo, água e ar. Ademais, a Câmara Legislativa, com o MMA, precisa alterar a legislação nacional de resíduos sólidos para colocar em prática as formulações prescritas em seus artigos constitucionais. Desse modo, com o propósito de melhorar os ciclos sustentáveis, ensinando a população como fazer o descarte correto por meio de panfletos e campanhas. Com essas ações, será possível aprimorar o habitat brasileiro para a comunidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#128555
Oi, @lais458. Como retribuição pela sua recente participação no projeto, vou corrigir a sua redação. Continue assim!

Em roxo, assinalei deslizes que não são penalizados pelo ENEM ou sobre os quais eu não tenho certeza.

No século XIV, a convivência com o lixo era comum na Europa, sendo esta essa (1) condição a causa motivadora da pandemia conhecida como Peste Negra. Com efeito Séculos depois, a inabilidade medieval na administração de resíduos, responsável pela disseminação da peste bubônica europeia (2), no qual ainda ainda (3) persiste na realidade do Brasil, evidenciando o caráter retrógrado do descarte da gestão de resíduos sólidos brasileira. Nesse sentido, os impactos ambientais e a omissão do Estado têm de ser desconstruídos. (4)

(1) O ENEM não penaliza o uso incorreto de pronomes demonstrativos, mas ressalto que o "essa" retoma uma ideia que foi mencionada anteriormente. Para mais informações, acesse: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-3 ... 0anunciada.
(2) Repertório legitimado, pertinente e produtivo. Parabéns!
(3) O uso incorreto do pronome relativo "no qual" gerou dois problemas: uma inadequação coesiva e uma falha na estrutura sintática - o sujeito "a inabilidade medieval na administração de resíduos" está sem predicado.
(4) Boa introdução. Parabéns!

A princípio, a gestão ineficiente do lixo representa obstáculo para o combate à poluição. Nesse viés, o Ministério do Meio Ambiente afirmou em 2015 que 75% dos destritos detritos vão para lixões, que contaminam o ecossistema com ácido sulfídrico e chorume, substância capaz também de capaz de (1) atingir os lençóis freáticos e contaminar a água. Entretanto Sob essa perspectiva (2), a gestão de fragmentos sólidos no Brasil ainda é feita inconscientemente imprudentemente, já que o lixo tem como principal destino terrenos baldios sem qualquer tratamento, o que se mostra grave problema ambiental e permite que se perpetue a contaminação do ar e do solo por gases tóxicos (3). Assim, enquanto houver imprudência na logística dos sedimentos, o Brasil permanecerá sendo conhecido como nação que polui.

(1) Não vejo, aqui, uma relação semântico de adição que justifique o uso do "também".
(2) Nesse caso, o uso do conectivo adversativo "entretanto" é inadequado, porque o dado corrobora, e não contraria, o argumento de que a gestão de fragmentos sólidos ainda é feita imprudentemente no Brasil.
(3) Há considerável semelhança entre o conteúdo dessa frase e o da anterior. É preciso desdobrar mais as informações.

Além disso, a negligência governamental é outro fator que contribui para esse cenário de ineficiência no descarte do lixo. Conforme a A Conferência da Terra de 1992, que 1992 estabeleceu políticas de sustentabilidade visando um ciclo mais sustentável de produção, consumo e descarte, para promover a preservação ambiental e incentivar um estilo de vida consciente (1), o que não foi efetivado até a atualidade. De maneira análoga (2), o poder público é incapaz de cumprir com o cumprir o (3) artigo 255 da Constituição Federal de 1988, o qual estipula que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado". Em vista disso, o Brasil apenas criou ideologias (5), mas até hoje continua incapaz de colocá-las em prática por falta de investimento financeiro e conscientização (6). Logo, deixando a comunidade contemporânea torna-se (7) vulnerável e desprovida dos privilégios prometidos.

(1) Releia o período. Há uma falha na estrutura sintática: a oração subordinada adverbial conformativa "Conforme a Conferência da Terra de 1992" está sem oração principal.
(2) Sem a alteração que eu fiz, não há uma analogia.
(3) Com esse sentido, o verbo "cumprir" é transitivo direto e, por isso, não aceita a preposição "com".
(4) Cuidado com o uso indiscriminado do conceito de "ideologia". Para mais informações, acesse: https://www.politize.com.br/o-que-e-ideologia/
(5) De que forma a falta de investimentos e de conscientização dificultam a concretização das garantias constitucionais? Desenvolva o argumento.
(6) Há, aqui, uma falha na estrutura sintática. Não use gerúndios para dar continuidade à ideia da frase anterior. Orações reduzidas de gerúndio são subordinadas às suas respectivas orações principais, de modo que não podem ser separadas. Para mais informações, acesse: https://www.todamateria.com.br/oracoes-reduzidas/

Portanto, é fundamental buscar alternativas para minimizar o obstáculo presente na nação brasileira. O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), deve reformular as diretrizes e disponibilizar recursos financeiros para auxiliar estados e municípios na implementação da extinção dos lixões e adotar a medida de aterros sanitários. A sanitários a fim (1) de proteger a população, reduzindo significativamente a contaminação do solo, da (2) água e do ar. Ademais, a Câmara Legislativa, com o MMA, precisa alterar a legislação nacional de resíduos sólidos para colocar em prática as formulações prescritas em seus artigos constitucionais. Desse modo, com constitucionais com (3) o propósito de melhorar os ciclos sustentáveis, ensinando a população como fazer o descarte correto por meio (4) de panfletos e campanhas. Com essas ações, será possível aprimorar o habitat brasileiro para a comunidade (5).

(1) Há, aqui, uma falha na estrutura sintática. Não separe a oração adverbial final "a fim de proteger a população" de sua oração principal.
(2) Mantenha o paralelismo sintático.
(3) Há, aqui, duas falhas na estrutura sintática: tanto a oração subordinada adverbial final "com o propósito de melhorar ciclos sustentáveis" quando a oração reduzida de gerúndio "ensinando a população como fazer o descarte correto" foram separadas de suas respectivas orações principais.
(4) Evite a repetição próxima de operadores argumentativos. Dois sinônimos de "por meio de" são "por intermédio de" e "mediante".
(5) Propostas completas. Parabéns!

C1 - 160. Há poucos desvios e algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 120. A argumentação, embora não seja curta, tem pouca substância - ou, em outras palavras, poucos desdobramentos. Em uma análise menos rigorosa, seria possível atribuir 160 pontos a essa competência.
C4 - 160. Atente-se às inadequações.
C5 - 200. Parabéns!

Total - 840

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)
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