Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#59796
No livro “Utopia”, de 1516, o filósofo Thomas Morus propõe uma sociedade ideal e perfeita. Nela pontua-se a ausência de conflitos e adversidades, o que vem, desde então, inspirando as civilizações ocidentais. Contudo “O descarte incorreto de resíduos” tem feito o Brasil se afastar desse lugar utópico. Nesse prisma, é importante analisar a carência de resíduos e a insalubridade nos lixões que envolvem essa questão no país.

Nesse contexto, nota-se que de acordo com o artigo 225 da “Constituição Cidadã”, promulgada no governo Jose Sarney, em 1988, todos têm o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e é dever do Estado e do cidadão mantê-lo harmônico para as próximas gerações. O que se observa, no entanto, é a inoperância de tal tópico da Carta Magna, uma vez que a carência de recursos para o tratamento dos lixos- como a falta de coleta seletiva vem aumentando cada vez mais. E de acordo com a pesquisa nacional do saneamento básico, em função dos altos valores da manutenção de aterros sanitários, os rejeitos acabam sendo descartados incorretamente, gerando prejuízos, que em 2018 alcançaram a faixa dos R$ 8 bilhões. Tal ação provoca uma anomia social, teoria de Durkheim que demonstra desarranjos das normas da sociedade.

Outrossim, é relevante enfatizar individualismo é responsável por comprometer a salubridade dos lixões. Isso acontece porque, conforme afirma o escritor José Saramago, há uma "Cegueira Moral" presente na conduta de muitas pessoas que impede uma maior valorização de interesses benéficos à coletividade. Dessa forma, a situação precária enfrentada pelos moradores dos postos de lixos, vem sendo um fator cada vez mais preocupante. Não é de se estranhar, infelizmente que a falta de compostagem e de coleta seletiva facilitam o descarte incorreto dos resíduos, contribuindo com a disseminação diversos problemas de saúde. Como é o caso da novela “Avenida Brasil” que mostra a realidade dos lixões a céu aberto e a condição instável dos trabalhadores em meio a esses ambientes propícios à contaminação e disseminação de portadores de doenças, como ratos e moscas. Tal fato poderia ser revertido através medidas governamentais que solucionem essa problemática.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para promover o descarte correto de resíduos no Brasil. Posto isso, o governo, enquanto órgão responsável pela criação e concretização de leis deve, investir na construção e manutenção mensal de aterros sanitários, por intermédio de verbas oriundas do combate à corrupção-como a operação Lava-Jato, a fim de promover um descarte correto e consciente do lixo. Ademais é mister que a mídia, com seu alto poder se persuasão divulgue campanhas periódicas, para evidenciar a carência infra estrutural vivenciada pelos moradores e funcionários dos lixões, por meio dos grandes canais de comunicação, como a televisão e as redes sociais, com fito de solucionar a precariedade enfrentada por essas e fomentar uma melhor qualidade de vida. Assim, o Brasil aproximar-se-á da sociedade idealizada por Thomas Morus.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Boa noite, Luffynho ! Isso aí, continue pr[…]

Opa, Rod23 , claro! Tenho alguns textos para corr[…]

Depois da revolução industrial, os s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM