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#56628
O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, produziu a seguinte analogia: “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.” Sob essa ótica, verifica-se que a sociedade brasileira encontra empecilhos para seu progresso e desenvolvimento, a título de exemplo o descarte incorreto de resíduos, que tem consequências notáveis como a degradação do meio ambiente e interferência na qualidade de vida das pessoas. E esse ato se deve principalmente à má educação da população e administração do descarte.
Em primeiro lugar, é válido destacar a falta de educação (como elemento social) da população como motivo que corrobora em tal problemática. O filósofo inglês Thomas Hobbe, afirmou: “O homem é o lobo do homem”. Essa afirmativa se aplica na atualidade, pois muitos, por não terem consciência do prejuízo que essa ação pode acarretar, ou por não terem conhecimento de como eliminar seu lixo de maneira correta, o fazem inconsequentemente, criando problemas sociais e ambientais como os lixões e poluição visual urbana, pelo acúmulo de materiais em ambientes públicos gerando resíduos tóxicos e até mesmo complicações de saúde, como a água contaminada, proveniente do lençol freático afetado por tais substâncias, que após terem contato com o solo, tem um alcance potencial. Dessa forma, é visível o impacto negativo que o baixo nível educacional tem em tal tema.
Em segundo lugar, é crucial mencionar a gestão desorganizada como outro motivo que tem ampla influência no problema. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada há alguns anos no Brasil, visava a melhor relação do país com a produção e eliminação do lixo, objetivando melhorar a forma de sua destinação final. Entretanto, infere-se que essa meta não foi alcançada, uma vez que menos de 60% dos resíduos tem sido descartados corretamente. Assim, percebe-se que tal política administrativa é displicente, e que os responsáveis por essa área não conseguem adotar medidas eficazes que corrijam o problema ou efetivá-las na prática, dando continuidade a essa mazela, considerando que a população, devido a isso, progride em tomar atitudes prejudiciais a si e ao cenário em sua volta, por não terem quem tome conta disso ou as oriente a como proceder na situação, tendo novamente, um efeito maléfico ao panorama geral do tema.
Levando em conta o supracitado, conclui-se que a falta de educação do corpo brasileiro e a má regência do descarte do lixo contribuem para o desenrolar de tal obstáculo social, sendo necessárias a adoção de medidas para corrigi-lo. Logo, cabe ao Estado, em conjunto com governos estaduais e municipais, promover campanhas e projetos de conscientização acerca das implicações de tal ato, massificando isso entre a população, e a exercer maior fiscalização acerca de como está sendo feita a coleta, punindo aqueles que estiverem desatentos a isso. Isso deve ser feito por meio de reuniões e projetos – estes devem ser bem arquitetados, com apoio financeiro e contato entre todos os envolvidos, realizando levantamentos mensais ou até diários para verificar se o estabelecido está sendo cumprido-, a fim de que, gradativamente, o artigo 193 da Constituição federal que discorre sobre bem estar social seja de fato efetivado, e não fique restrito a teoria.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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jherodrigues Olá, pode corrigir minha re[…]

"O homem é aquilo que a educaç&[…]

Alguém poderia corrigir por favor?

jherodrigues , obrigado, qual a nota?

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