Sob esse viés, a carência de informação na sociedade resulta no descarte de resíduos de maneira inadequada. Para Manuel dos Santos Filho, coordenador da educação ambiental, "Podem existir mil centrais de triagem, 800 mil caminhões fazendo coleta seletiva em toda cidade, mas se a população não estiver consciente com os valores desta política, de nada vale a infra-estrutura". Nesse contexto, a deficiência de conscientização da população impossibilita um meio ambiente estável, visto que são os seres humanos responsáveis pela estabilidade do próprio, por consequência se eles não tiverem consciência disso o problema permanecerá. Sendo assim, como esclareceu Manuel dos Santos, com a desinformação da população não há como haver um revés ao apresentado.
Ademais, a falta de coleta de lixos agrava o aumento de resíduos presentes no ambiente. Segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana indica que 24% dos domicílios brasileiros não contam com coleta de lixo. Nesse sentido, os lares por não possuírem maneira devida de descarte de lixo, os proprietários utilizam de meios, por exemplo, lixões, para descartar os resíduos. Tal ação é extremamente nociva, isso porque, os lixões não têm preparação prévia e medidas de proteção ao meio ambiente. Dessa maneira, fica evidente a necessidade de um revés ao apresentado.
Destarte, cabe ao Governo fazer palestras que atente a população sobre os prejuízos do descarte incorreto de lixos, por meio de escolas - que tem a função de garantir aprendizagem de conhecimento- e postos de saúde, locais que integram grande parte da sociedade, com intuito de conscientizar a todos. Isso deve ocorrer para que a sociedade possa fazer a coleta de lixos de maneira correta, e não utilizarem mais de lixões. Nessa perspectiva consolidando um Brasil como descrito na Constituição federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.