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Por Vitorialsx
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#119955
A Constituição federal de 1988 assegura a todos, direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, no Brasil, tal direito não é assegurado devidamente, visto que o descarte de lixo têm sido feito de maneira errônea. Dessa forma é necessário analisar os obstáculos que corroboram esse problema: a falta de conscientização da população e a ineficiência na coleta de resíduos.
Sob esse viés, a carência de informação na sociedade resulta no descarte de resíduos de maneira inadequada. Para Manuel dos Santos Filho, coordenador da educação ambiental, "Podem existir mil centrais de triagem, 800 mil caminhões fazendo coleta seletiva em toda cidade, mas se a população não estiver consciente com os valores desta política, de nada vale a infra-estrutura". Nesse contexto, a deficiência de conscientização da população impossibilita um meio ambiente estável, visto que são os seres humanos responsáveis pela estabilidade do próprio, por consequência se eles não tiverem consciência disso o problema permanecerá. Sendo assim, como esclareceu Manuel dos Santos, com a desinformação da população não há como haver um revés ao apresentado.

Ademais, a falta de coleta de lixos agrava o aumento de resíduos presentes no ambiente. Segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana indica que 24% dos domicílios brasileiros não contam com coleta de lixo. Nesse sentido, os lares por não possuírem maneira devida de descarte de lixo, os proprietários utilizam de meios, por exemplo, lixões, para descartar os resíduos. Tal ação é extremamente nociva, isso porque, os lixões não têm preparação prévia e medidas de proteção ao meio ambiente. Dessa maneira, fica evidente a necessidade de um revés ao apresentado.

Destarte, cabe ao Governo fazer palestras que atente a população sobre os prejuízos do descarte incorreto de lixos, por meio de escolas - que tem a função de garantir aprendizagem de conhecimento- e postos de saúde, locais que integram grande parte da sociedade, com intuito de conscientizar a todos. Isso deve ocorrer para que a sociedade possa fazer a coleta de lixos de maneira correta, e não utilizarem mais de lixões. Nessa perspectiva consolidando um Brasil como descrito na Constituição federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Tiago2112
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120192
Boa noite, jovem. Perdoe-me pela demora. Li a sua redação e assim, nota-se que você se esforça para demonstrar habilidade na escrita, no entanto peca em pontos simples da norma culta da Língua Portuguesa, os quais são mais notados pelo Enem do que aqueles erros mais teóricos e "menos importantes", digamos. Mas acredito que com o aprofundamento de seus estudos, você possa sim alcançar notas excelentes e que lhe garantam, ao menos pela redação, uma oportunidade de ingressar na universidade. Bons estudos!
Nota: 600

Introdução
1. Primeiramente, qual artigo ou inciso da Consituição Federal assegura o que você mencionou? É importante sempre evidenciar bem o que deseja mostrar para o leitor.
2. Não é necessário a vírgula separando o objeto indireto "a todos" do direto "o direito".
3. A pontuação no "tem" também é incorreta, já que o sujeito da oração em questão é singular "o descarte de lixo".
4. Vírgula isolando a conjunção em "Dessa forma, [...]".
5. Sua introdução está muito pobre, ou seja, explicita o tema de maneira bem superficial. Busque destrinchar mais o assunto da redação trazendo alusão histórica, dados estatísticos, citação ou definição, a enriquece.

1o Desenvolvimento
1. Ok, utilizou a fala de um especialista, o Manoel dos Santos Filho, coordenador de educação ambiental. Coordenador de onde? Em uma universidade? Pra mim faltou essa informação.
2. Bom, achei seu primeiro desenvolvimento relativamente bom, falta uma coisa ou outra, porém gostei analisando no geral.

2o Desenvolvimento
1. Errinho de concordância: "Segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, é indicado que 24% dos domicílios [...]".
2. Reescreva o período da seguinte forma, torna-o mais coeso: "os lares, por não possuírem acesso a uma maneira correta de descarte de lixo, acabam por optar pelo uso de meios nocivos ao meio ambiente, como por exemplo, lixões."
3. Explique melhor a questão da nocividade dos lixões, que eles acarretam malefícios ao solo, depositando resíduos no lençol freático e assim por diante.
4. Evite repetir a mesma sentença. Veja, você colocou a mesma estrutura de frase duas vezes "revés ao apresentado". Dá a entender que você não conhece sinônimos e, portanto, perde pontos na Comp 1.

Conclusão
1. "Cabe ao Governo", beleza, mas que segmento do Governo? Qual Ministério? Faz muita diferença quem, bem como o detalhamento do agente. Por exemplo, se você cita o Ministério da Saúde, detalhe-o em poucas palavras "responsável por políticas públicas tangentes à/relativas à saúde".
2. Além do mais, sua proposta de intervenção ficou rasa, poderia ter explorado mais a fundo sua ideia.
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