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Por Jcmilss
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A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu
artigo 6° o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal
garantia não se mostra eficaz quando se observa o desaparecimento de pessoas no Brasil,
dificultando, assim, a universalização desse direito social tão importante. Diante de tal
exposto, faz-se imperiosa a análise de fatores que favorecem esse quadro, como a inércia
estatal e a inoperância midiática.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais no combate
ao desaparecimento de pessoas no Brasil. Nesse sentido, tem-se que a inércia estatal sobre o
mau funcionamento do sistema brasileiro de fiscalização das fronteiras, juntamente a
ineficácia da rede policial brasileira, viabilizam o crescimento exponencial dos casos de
desaparecimento no país. Essa conjuntura, segundo o filósofo John Locke, configura-se como
uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os
cidadãos desfrutem de direitos básicos, como a segurança, o que infelizmente é evidente no
âmbito social brasileiro.
Ademais, é fundamental apontar a inoperância midiática como impulsionadora dos
crescentes sequestros em território nacional. O sociológico Zygmunt Bauman, em sua obra
"Cegueira Moral", afirma que na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte.
Nessa perspectiva, constata-se que a falta de informação, derivada da ineficiência do
sistema informacional, cria um cenário utópico na população, que carece de instruções
acerca das medidas a serem tomadas em caso de desaparecimento ou sequestro. Logo, é
inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, a necessidade do combate a esses obstáculos é inegável. Para isso, cabe ao
Governo Federal, juntamente ao Mistério de Segurança Pública, por intermédio de recursos
públicos, a reinvenção do sistema de fiscalização das fronteiras nacionais, de modo a garantir
a segurança da população. De forma análoga, cabe ao Ministério da Comunicação, por meio
da implementação de palestras estaduais, a disseminação de conteúdos informacionais
acerca dos casos de desaparecimento no Brasil e suas formas de prevenção. Assim, se
consolidará uma sociedade mais segura, onde o Estado desempenha corretamente seu
"Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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