Em primeiro lugar, importa salientar o descaso governamental como um dos principais fatores dessa realidade. Para o filósofo Thomas Hobbes é dever do estado garantir e promover a segurança de seus súditos. Nessa compreensão, é visível a contradição do estado com a fala de Hobbes, visto que não há o empenho do governo para a criação de políticas públicas com eficácia em prol de pessoas desaparecidas. Desse modo, o comportamento governamental vigente, acentua a negligência perante o desaparecimento de pessoas no país.
Além disso, nota-se que o silenciamento midiático se torna um grande impasse para a melhoria dessa problemática. Nos programas de grande visibilidade brasileira como o Caldeirão do Huck, Programa Silvos Santos, não dão devido espaço para a divulgação de pessoas desaparecidas no territorial brasileiro. Logo, esse fator silencia a discussão sobre o tema.
Portanto, medidas devem ser tomadas para evitar que o desaparecimento de pessoas no Brasil seja algo recorrente. Desse modo, cabe ao poder legislativo elaborar políticas públicas eficaz por meio de proteção a pessoas desaparecidas e junto da mídia abrir espaços para tal assunto, em forma de divulgação e debates em programas de grande visibilidade. Fazendo jus a Constituição Federal garantindo assim a segurança de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.