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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado quando se observa os casos de pessoas desaparecidas, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o desaparecimento de pessoas. Nesse sentido, observa-se que apesar de dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostrarem que mais de 63 mil cidadãos desapareceram em 2020, o Estado faz esforços mínimos para garantir que essas pessoas sejam encontradas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma quebra do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental ressaltar a omissão familiar como impulsionadora do problema no Brasil. Na animação 'Boku No Hero Academia', Kouhei Horikoshi aborda a trajetória de Toya Todoroki, que foge de casa após sofrer abusos físicos e psicológicos por parte Endeavor, seu pai. Apesar de ser apenas uma criança, sua família faz poucas tentativas para encontrá-lo, assim, Toya se torna mais uma criança desaparecida. A obra faz um paralelo com a sociedade brasileira quando se percebe que a fragilidade parental, incapaz de apoiar devidamente a formação da criança, gera, lamentavelmente, um aumento nos casos de desaparecimento. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal - principal responsável pelo bem-estar populacional - invista na segurança, por meio da destinação de verbas para a instalação de câmeras securitárias e radares, através da inclusão de seu objetivo na base de Diretrizes Orçamentárias. Espera-se, com isso, quiçá, aumentar a probabilidade de encontrar pessoas sumidas e evitar sequestros, de forma que se cumpra o estabelecido na Carta Magna de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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