Avatar do usuário
Por wictorgab
Quantidade de postagens
#124864
No discurso feito durante a promulgação da Constituição Federal de 1988, o deputado federal Uylsses Guimarães ressaltou a importância da Carta Magna para assegurar os brasileiros sobre seus direitos. Entretanto, na sociedade brasileira ocorre uma falha nas premissas constitucionais tendo em vista que o desaparecimento de pessoas em questão no Brasil, representa um obstáculo para a garantia do acesso à segurança. Nessa lógica, é possível analisar que o descaso estatal e a desigualdade social contribuem para persistência do problema.
Diante desse cenário, é necessário analisar o descaso estatal como um dos fatores que agrava o problema. De acordo com o Contrato Social do filósofo, Thomas Hobbes, é dever do estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da população. No entanto, esse contrato não é seguido na realidade brasileira, uma vez que mesmo tendo inúmeras leis o Estado Se mostra ineficiente devido à falta de investimento em políticas públicas de proteção e segurança aos brasileiros, gerando em uma alta taxa de pessoas desaparecidas no Brasil. Assim, não é justo que o Estado, como promotor de bem-estar, ignore a grave realidade das pessoas da parecidas.
Ademais, a desigualdade social também contribui para a persistência do problema. Segundo o escritor, George Orwell, todos são iguais mais uns são melhores que os outros. Nessa lógica, na sociedade brasileira não é muito diferente, uma vez que a população de baixa renda tem dificuldades para ter acesso às informações sobre seus parentes desaparecidos, pelo fato de não terem acesso a serviços como a internet e a mídia, o que geram em uma desistência nas buscas pelas pessoas. Desse modo, não é justo que as buscas pelos desaparecidos seja um privilégio para poucos.
Portanto, são necessárias medidas para solucionar o desaparecimento de pessoas em questão no Brasil. Cabe ao governo federal - órgão máximo de administração executiva - por meio de verbas, criar leis para a proteção dos brasileiros, de modo que tenham polícias fiscalizando em todas as ruas, a fim de diminuir os sequestros. Além disso, cabe as escolas e universidades criarem um espaço apenas para a divulgação de pessoa desaparecidas. Com isso, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros conseguiram ver o direito à segurança garantido pela Carta Magna.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os[…]

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!