Nesse viés, é válido reconhecer que o desaparecimento de pessoas no nosso país é uma ocorrência atual. Isso, inclusive é uma consequência direta da ineficiência legislativa. A constituição Federal de 1988 prevê em seu Art 6° o direito a segurança, porém, quando observa-se o índice de indivíduos desaparecidos é preocupante. Paralelamente, percebe-se que os cidadãos inseridos nesse panorama são condicionados a falta de proteção estando expostos à tal ação de sumiço.
Ademais, nota-se a desigualdade social. Conforme a "Atitude Blasé" termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel, ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria da atenção. Sob esse prisma, entende-se que ao analisar a permanência do desaparecimento de pessoas em questão no Brasil o ser humano inclina-se a adotar essa atitude tornando-se passivo e inerte com a problemática dificultando cada vez mais para que esse entrave seja combatido e a sociedade prossiga tranquilamente.
Portanto, faz-se necessário combater esses obstáculos a fim de mitigar essa situação. Então, cabe ao Ministério da Segurança e ao Ministério do Desenvolvimento Humano propor ações com palestras nas escolas, CRAS e em ambientes públicos por meio midiático a fim de mostrar a necessidade do cuidado para com a população, seja ao sair de casa ou em qualquer situação, desmistificando a ineficiência legislativa e desigualdade social. Somente assim, se consolidará um ambiente ideal tal como afirma Thomas More em seu livro "Utopia".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada