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Por Millenna
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país garante que todos são iguais perante a lei. No entanto, observar a realidade brasileira sobre o desafio para a promoção de Cultura de adoção no Brasil nota-se um rompimento dessa lei tão importante e ponto alguns argumentam que é o estado que deve ser responsabilizado por isso, enquanto outras enfatizam a sociedade na garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Indubitavelmente uma das principais responsabilidades do estado é garantir a promoção da cultura de adoção por meio de implantação de reformas legislativas e políticas públicas que simplificam e ali dizem agilizem o processo de adoção, garantindo ao mesmo tempo a segurança das crianças. Isso pode incluir a revisão das leis de adoção de adoção para torná-las mais eficientes, a alocação de recursos para capacitação de profissionais envolvidos no processo de estabelecimento de campanhas de conscientização.
Um outro aspecto a ser observado é o papel da sociedade que fundamenta mais o problema ponto de acordo com a série "onde nascem os fatos" que aborda o estigma social associado a adoção especialmente quando há segredo familiares e falta de transparência sobre a origem de crianças adotadas. Ademais isso reflete a realidade em que muitas famílias adotivas e crianças adotadas enfrentam julgamentos e discriminação por parte da sociedade.
De acordo com os pressupostos acima medidas são
necessárias para diminuir o problema. Por isso o
estado deve promover uma cultura de adoção por meio de campanha de conscientização e educação pública,
destacando a importância de proporcionar um lar amoroso e estável para crianças. Ao mesmo tempo que a sociedade deve combater o estigma e os preconceitos associados por meio de redes sociais que promovam a inclusão, que desmistifiquem conceitos equivocados. Somente através desses medidas ao trabalharem juntos estados e sociedade podem superar os desafios.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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