Algumas das variadas razões que justificam a falta de conhecimento da questão racial, podemos citar a ausência de clareza fornecida por meio do sistema educacional e de comunicação social que limitam o assunto a acontecimentos históricos e a criminalização, sem definir, de forma objetiva, soluções que combatam o racismo no cotidiano. Além do despreparo da população, podemos citar as abordagens e tratamentos policiais direcionados a negros, em diversas situações, como ineficientes, aplicando-se também, judicialmente, a falta de punições coerentes.
Tendo em vista acontecimentos que exemplificam a falta de eficiência policial, podemos relembrar o caso João Pedro, morto em sua casa que foi alvejada por 72 tiros de fuzil disparados por policiais. Infelizmente, casos como este são repentinos não somente no Brasil, mas em outros países, como o caso de George Floyd, nos Estados Unidos, que ficou sufocado durante 8 minutos e 46 segundos, levando-o a óbito. Grande parte das pessoas se sentem inseguras sobre como reagir a momentos como esses, não só no meio policial mas também, nas ruas, empresas, escolas, universidades e meio artístico.
Conclui-se então, que o governo possui grande responsabilidade no combate ao crime racial, não somente civil mas também social com a aplicação de punições mais efetivas aos atos de racismo, por meio da legislação, além de trabalhar na melhor aplicação de treinamento policial nas missões cotidianas. Visando impedir mais vítimas do preconceito e garantir que os culpados sejam devidamente penalizados. Inclui-se também o ministério da comunicação juntamento com a CONAC a responsabilidade de desenvolver através da publicidade conteúdos que conscientizem o crime de preconceito racial de forma prática e objetiva, a fim de que a população saiba como reagir dentro dessas situações, por meio de movimentos em pró da comunidade negra, posts informativos e campanhas televisionadas, para que todos entendam que o racismo é vencido por atitudes e não somente de informações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.