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Por bisanca
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#126857
Liberdade
No filme Extraordinário, o personagem principal nasceu com uma deformidade facial e luta para se adaptar à escola por conta da descriminação. Não obstante, mesmo fora da ficção, as pessoas portadoras de deficiência não conseguem se adaptar, ou serem aceitas em ambientes e empregos. Diante desse cenário, tanto o preconceito e discriminação quanto a falta de acesso físico e digital devem ser debatidos sob um viés crítico e sociocultural para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Em primeira análise, sob um ponto de vista sociológico evidente a ineficácia de grande parte das políticas de inclusão, uma vez que profissionais com deficiência sofrem preconceitos desde o recrutamento ao dia a dia de trabalho. Dessa forma, conforme dados do site Agenciabrasil.ebc.com, 69% dos entrevistados sofreram algum tipo de descriminação. O que é alarmante!
Ademais, segundo a presidente da câmara municipal Sofia Cavedon " Ainda é muito lenta a resposta da sociedade à conquista legal sobre acessibilidade". A partir dessa perspectiva, evidencia-se a falta de acessibilidade em praticamente todos os lugares. Destarte, cabe ressaltar que o direito de ter acesso a todos os lugares é para todos, e devem desenvolver mais políticas afirmativas que assegurem os direitos de toda a população.
É imprescindível, portanto, qua o ministério dos direitos humanos adotem medidas a fim de reafirmar os direitos das pessoas com deficiência. Nesse sentido, deverá promover mais possibilidades de autonomia de edificações e equipamentos, por meio de leis e investimentos, para que todos tenham seus direitos assegurados. Depreende-se, pois, que todos os dias são um desafio para alguns.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por samuel006p
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#126866
Olá bisanca! Antes de mais nada, quero salientar que não tenho curso superior ou qualquer coisa do tipo para criticar sua redação de maneira profissional, no entanto, estou aqui apenas para sanar e ser ajudado também. E assim, então, avaliarei de minha forma e através de meus referidos conhecimentos.
É notável que você soube sobre o que iria falar e seus conhecimentos atráves do assunto mas, houve uma certas desavenças em seu desenvolvimento ao citar dados de um site e não de uam instituição. Acredito que a presença de URL seja desnecessário, apenas - e somente, a informação do nome que é levado a princípio da mesma e não especifica-la de uma forma tão objetiva. A citação da deputada deveria ser mais explicada deque setor e de qual município (seja mais clara e direta).
Sua conclusão ficou excelente mas ainda, sim, você poderia falar com mais detalhe sobre sua propostas de intervenção, para que possa ser mais compreensível a sua ideia. E mais uma vez, frisando o que disse, não sou um profissional na área e apenas digo o pouco que sei.
Boa sorte!
1
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Por bisanca
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#126867
@samuel006p, Oi samuel, muito obrigada pelas dicas e pela correção me ajudou muito.
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Por abiaacs
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#126884
Boa noite, @bisanca,
li seu texto e minhas observações estarão a seguir, leia elas cuidadosamente.

[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

Observações gerais:

- Na redação há 5 competências e cada competência equivale a 200 pontos, então 5 x 200 = 1000.
A primeira competência fala sobre erros ortográficos, repetição de palavras, uso de palavras pessoais e etc. Ou seja, a respeito de questões sintáticas.
A segunda competência diz respeito ao uso de repertórios socioculturais, ou seja, se você usou alguma citação/série/filme/documentário para VALIDAR suas argumentações. Perceba, é OBRIGATÓRIO que haja em seus DESENVOLVIMENTOS (d1 e d2) um repertório, pois é onde é feito o aprofundamento das ideias e discussões do tema.
A terceira competência avalia a qualidade da sua argumentação, a sua estrutura, se o que foi informado na introdução serão discutidos nos desenvolvimentos e se sua conclusão soluciona os problemas apresentados nos dois desenvolvimentos.
A quarta competência procura analisar se há conectivos e operadores argumentativos em sua redação. Se eles foram usados de forma correta e se há uma conexão entre os parágrafos e se há uma linearidade dos fatos apresentados.
A quinta, e a mais fácil, competência, avalia se há os 5 componentes necessários para se solucionar um problema.
- É muita informação de início, mas com o tempo você vai entendendo melhor. Agora vamos para correção!

Liberdade

[No] (O) filme (“)Extraordinário(“ mostra em suas cenas) o personagem principal (que) nasceu com uma deformidade facial e luta para se adaptar à escola por conta da descriminação. Não obstante, mesmo fora da ficção, as pessoas portadoras de deficiência não conseguem se adaptar, ou serem aceitas em ambientes e empregos. Diante desse cenário, tanto o preconceito e discriminação quanto a {1- falta de acesso físico e digital} devem ser debatidos sob um viés crítico e sociocultural para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Obs, introdução:
{1}: fale um pouco mais sobre isso. Dê um exemplo do que acontece atualmente no Brasil.


Em primeira análise, sob um {2- ponto de vista sociológico} (é) evidente a ineficácia de grande parte das políticas de inclusão, uma vez que profissionais com deficiência sofrem preconceitos desde o recrutamento ao dia a dia de trabalho. Dessa forma, conforme dados do site [Agenciabrasil.ebc.com] (Agência Brasil revelou que), 69% dos entrevistados sofreram algum tipo de descriminação. {3- O que é alarmante!}

Obs, d1:
{2}: Qual fonte usou para afirmar esse argumento?
{3}: Finalize melhor seu parágrafo. Lembre-se que você possui 30 linhas para argumentar e elaborar melhor sua redação.
Ausência do tópico frasal de finalização e argumentação. Após seu exemplo ou dado, é necessária uma explicação e em seguida um encerramento pra fechar suas ideias nesse parágrafo.
Observe no exemplo a seguir essas observações apontadas: Em primeira análise, é evidente a ineficácia das políticas de inclusão no Brasil, uma vez que pessoas com deficiência ainda sofrem preconceitos no meio social. Prova disso, dados divulgados, no ano de 2023, pelo site “Agência Brasil” revelou que 69% dos deficientes entrevistados sofreram algum tipo de discriminação no mercado de trabalho. Dessa forma, é notório que somente as políticas de inclusão que existem atualmente no país não são muito eficazes, pois ao adentrarem nos ambientes de trabalho muitos são discriminados por capacitismo. Sendo assim, é imprescindível a necessidade de uma proposta de intervenção.


Ademais, {4- segundo a presidente da câmara municipal Sofia Cavedon " Ainda é muito lenta a resposta da sociedade à conquista legal sobre acessibilidade"}. A partir dessa perspectiva, evidencia-se a falta de acessibilidade em [praticamente] todos os lugares. {5- Destarte, cabe ressaltar que o direito de ter acesso a todos os lugares é para todos, e devem desenvolver mais políticas afirmativas que assegurem os direitos de toda a população.}

Obs, d2:
{4}: Como eu disse anteriormente, procure introduzir seu parágrafo antes de colocar seu repertório sociocultural.
{5}: Ao invés de afirmar que é direito das pessoas que possui deficiência, procure finalizar seu parágrafo, usando o modelo anteriormente com sinônimos.


É imprescindível, portanto, qua o [m](M)inistério dos [d](D)ireitos [h](H)umanos {6- adotem medidas a fim de reafirmar os direitos das pessoas com deficiência}. Nesse sentido, deverá promover mais possibilidades de autonomia de edificações e equipamentos, por meio de leis e investimentos, para que todos tenham seus direitos assegurados. Depreende-se, pois, que todos os dias são um desafio para alguns.

Obs, conclusão:
A conclusão funciona da seguinte forma: Precisa de um Agente (quem vai fazer), Meio (como será feito), Ação (o que será feito), Finalização (para que isso será feito) e o Detalhamento (falar algo específico sobre algum dos componentes anteriormente, geralmente eu especifico o agente). Cada componente equivale a 40 pontos.
{6}: Quais medidas seriam essas? Ausência da ação.


Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida é só me mandar mensagem. Abraços.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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Por bisanca
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#126886
@abiaacs, Oii, muito obrigada pela ajuda e dicas, vou prestar mais atenção nesses pontos.
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